O capitão Alzerino Nunes de Fontes, do Corpo de Bombeiros, e o agente de Polícia Civil, Antônio Arlen de Oliveira, integrantes da equipe que compõem o corpo operacional e administrativo do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas (CIOPAer), foram promovidos na manhã desta sexta-feira, 6, à categoria de Co-Piloto Privado de Helicóptero.
Ambos acabam de concluir os exames da Fase Alfa do Nível I do Programa de Ascensão e Readaptação Técnica (PART), realizados no período de 11 a 16 de junho deste ano, conforme previsão da NI nº 05/DI/CIOPAER/2012, obtendo rendimento superior a 80%.
Na avaliação do instrutor e comandante de Helicóptero major Negreiros, da Polícia Militar, ambos estão habilitados a compor a escala de serviço como segundo piloto em comando.
O evento aconteceu na manhã de desta sexta-feira, 5, no gabinete do secretário de Segurança Pública, onde estiveram reunidos com o coordenador do CIOPAER, delegado federal (aposentado) Alberto da Paixão Nascimento, o major Cleyton de Oliveira Almeida, do Corpo de Bombeiros, o chefe da Divisão de Segurança Operacional, major Carlos Augusto da Silva Negreiros, da Polícia Militar, o chefe da Divisão de Operações, primeiro-tenente Samir Rogério Cardoso de Freitas, da Polícia Militar, o piloto comercial de helicóptero e o tenente Edvan da Silva, da Polícia Militar, chefe da Seção de Instrução.
A formação de novos pilotos e co-pilotos é resultado de um planejamento estratégico que visa fortalecer o CIOPAERE em seu processo de expansão. Há garantias de aquisição de uma nova máquina como resultado da política da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), assegurando um helicóptero para cada um dos 11 Estados localizados na região de fronteira e beneficiados pelo programa Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira, o ENAFRON.