Aos 71 anos de idade, Iracema Pereira já viveu momentos muito difíceis no bairro Taquari, onde mora há 21 anos na Rua Monte Mário, e por tudo isso fez questão de participar da reunião que anunciou o início das obras no bairro que foi um dos mais castigados pela enchente do Rio Acre. Ela era uma das mais animadas durante o encontro que foi realizado na Rua Baixa Verde, onde vai funcionar o canteiro de obras.
“Moro aqui há muito tempo e nunca foi feito nada na minha rua. Eu só posso aplaudir esse povo todo que está aqui e vai fazer tanta coisa boa pelo nosso bairro. Parece um sonho o que nós estamos vivendo, mas é verdade”, disse Iracema.
A obra será executada em oito meses. Serão beneficiadas 63 ruas no Taquari e nove no Ramal Menino Jesus. As obras incluem ainda rede de drenagem, esgoto e pavimentação. O investimento será de R$ 13,8 milhões. Para a presidente do bairro Taquari, Saliane Fraga, chegou a hora de ver o sonho se transformar em realidade.
“Faço parte dessa comunidade há 26 anos sempre esperando por uma mudança que valorize nosso bairro, e agora está acontecendo. Quero agradecer a todos que se empenharam por isso, e o que depender da gente para ajudar, estamos aqui”, declarou Fraga.
Durante a reunião, os moradores puderam tirar todas as dúvidas sobre o trabalho que será executado. A empresa responsável pela obra assumiu o compromisso de contratar trabalhadores dos bairros beneficiados pelo Ruas do Povo.
Elizângela Alves da Silva fez questão de agradecer pelo início da obra. “Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, por essa obra que vai mudar nosso bairro, valorizar nossas casas e vamos ser reconhecidos pela sociedade. Eu moro aqui há 15 anos e sempre sofri com abandono, e agora vai ser diferente”, disse.
Carlos Monteiro se empolgou em sua fala e não fez uma pergunta, e sim um discurso sobre o momento que está vivendo a comunidade. “Quero agradecer a Deus, à [presidente] Dilma e ao governador Tião Viana, que é um homem preocupado com a população, um homem nobre que agora toma a decisão de ajudar nossa comunidade, que tanto precisa de ajuda. É felicidade, é compromisso fazer tudo isso para a gente que se sentia abandonado e agora tem rua nova, tem asfalto para quem precisa”, concluiu o morador.
O casal Ozório e Geralda da Costa também fez questão de participar da reunião. Eles moram na Travessa Júlio Mariano e têm quatro filhos. “Eu me sinto muito feliz com essa obra. Sou doente e sempre tive dificuldade de sair da minha casa para procurar um médico, ou mesmo em emergência não podia contar com ajuda de uma ambulância. Fico emocionada de estar aqui, participando desta reunião. Agora tudo vai ser melhor para a gente”, disse Geralda.
Na tenda montada para a reunião com os moradores, foi colocado também um mapa com o nome de todas as ruas que serão beneficiadas. O presidente do Ramal Menino Jesus, Manoel Tavares Costa, o “Ariosto”, também participou da reunião e fez questão de agradecer. “É um privilégio para nossa comunidade ter essa obra, que vai acabar com a lama e a sacola no pé. Quero agradecer à equipe do Depasa, ao prefeito e ao nosso governador, que se compadeceu da gente e agora vai realizar essa obra”, disse “Ariosto”.
O presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque, que também faz parte do Conselho gestor do Programa Ruas do Povo, agradeceu pela obra. “Antes a gente brigava para que uma ou duas ruas fossem pavimentadas, e agora todas as ruas do Taquari serão beneficiadas. É uma vitória para todo o movimento comunitário do Acre. Todo mundo está de parabéns, e eu quaro agradecer o governo por tudo isso.”
A reunião foi encerrada com um desafio feito pelo diretor-presidente do Depasa, Gildo César. “As ruas serão pavimentadas e agora quero desafiar cada morador a plantar uma árvore em frente a sua casa, e assim teremos um bairro completamente modificado e preparado para continuar acolhendo cada morador dessa região. É com alegria que começamos esse trabalho, e sei que vocês, a partir de agora, serão os fiscais dessa obra”, concluiu Gildo.