A Polícia Militar, juntamente com a Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizaram na sexta-feira, 18, uma operação integrada na parte alta da capital.
A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), tem o intuito de coibir e prevenir as ocorrências de roubo e furto.
Durante a operação foram realizadas abordagens a veículos e a pessoas e incursões a pé em becos e vielas nos bairros de difícil acesso da 5ª regional.
De acordo com o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), major Edener Franco, ações integradas fortalecem a segurança e auxiliam o trabalho realizado pela PM. “A operação foi realizada para coibirmos eventuais condutas delituosas. Vejo a integração como necessária e eficaz para a segurança pública de todos os cidadãos”, frisou o oficial.
A força-tarefa também contou com participação de cães policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Iapen, que foram utilizados durante as abordagens para farejar e localizar entorpecentes, além de reforçar a segurança dos policiais. A ação integrada de segurança se estendeu por toda a madrugada, passando pelos bairros considerados de maior índice de violência da 5ª regional.
“A finalidade do patrulhamento é chegar a áreas isoladas e de difícil alcance, onde a análise criminal apontou como de ponto de tráfico de drogas e pessoas evadidas do sistema prisional”, disse Edener Franco, oficial que elaborou o planejamento técnico da ação.