Estimular o uso das novas tecnologias combinadas com o conhecimento escolar. Esse é o objetivo da segunda edição das Olimpíadas dos Jogos Digitais e Educação (OJE), lançada na manhã desta terça-feira, 3, pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). O Acre é o terceiro Estado do país e único da Região Norte a aderir às Olimpíadas. O evento, que aconteceu no auditório da SEE, contou com a presença de estudantes, professores e equipe gestora das escolas da rede pública de ensino.
“Apresentar os diferentes componentes curriculares em jogos digitais tem demonstrado eficiência no aprendizado”, é o que afirma um dos ganhadores das Olimpíadas do ano passado, o ex-aluno da Escola Flodoardo Cabral, de Cruzeiro do Sul, Rafael Vasconcelos. Aprovado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Acre (Ufac), ele ressalta que a OJE é uma ferramenta de estudo com linguagem das redes sociais, tudo a ver com o dia-a-dia do jovem estudante. “Essa é a nova tendência para uma aprendizagem rápida e eficiente.”
Estimular o processo de aprendizagem dos alunos, inserindo programas digitais no contexto das disciplinas da grade curricular do ensino médio da rede pública de ensino, levando em conta cinco premissas – ludicidade, interação, narrativa, desafio e esforço -, é o que propõe a competição, que ocorre em uma plataforma que une todas as atividades realizadas pelos jovens no ambiente virtual: redes sociais em que podem ser compartilhados os conhecimentos adquiridos através dos estudos,[ e a troca de informações sobre problemáticas envolvidas nos enigmas, forma de jogos educacionais que permeiam todas as áreas do conhecimento.
Para a segunda edição, a OJE chega a 18 dos 22 municípios acreanos, buscando atingir oito mil alunos e 500 professores. Em 2011, com quatro mil alunos e 200 professores, os jogos foram desenvolvidos em 23 escolas, sendo 19 na capital e quatro em Cruzeiro do Sul. O lançamento da OJE em Cruzeiro do Sul acontece nesta quarta-feira, 4, no Teatro dos Nauas.
Para Marcelo Clemente, gerente de Negócios da Joy Street, empresa responsável pela criação da plataforma da OJE, as Olimpíadas buscam incentivar a competição saudável entre equipes através de jogos educativos que abordam conteúdos do Enem (o Exame Nacional do Ensino Médio). “Além disso, os minigames ficam disponíveis no site oficial do evento mesmo após as finais do evento, podendo ser utilizados para auxiliar na didática dos professores em sala de aula. Sem dúvida é uma iniciativa que incentiva o uso saudável da internet”, disse.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, projetos e estudos que visam incorporar os jogos nos ambientes de aprendizagem surgem a cada dia em tentativas de integrar não somente a educação, mas também a diversão. Ainda de acordo com o secretário, investimentos em ações que ajudam a desenvolver o interesse dos alunos de forma positiva são essenciais para o aproveitamento em sala de aula, pois visam a busca por novas formas de conhecimento.