Mais de 600 pessoas participam do lançamento da campanha contra hepatite B

"São várias as maneiras de se contrair hepatite, mas só uma forma de prevenir: tomando a vacina", diz Suely Melo (Foto: Allan Kenned)

“São várias as maneiras de se contrair hepatite, mas só uma forma de prevenir: tomando a vacina”, diz Suely Melo (Foto: Allan Kenned)

“Siga a Vida Sem Hepatite B. Você Pode Evitar”. Com esse slogan a Secretaria de Estado de Saúde do Acre reuniu mais de 600 pessoas, entre estudantes, jovens, servidores, funcionários de empresas privadas e autoridades públicas do estado. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (03) – em frente ao Palácio Rio Branco – para lançar a campanha de prevenção e combate a hepatite B no Estado do Acre. Os alunos da Banda de Música da Escola Neutel Maia animaram o público presente durante a solenidade de abertura.

A população teve a oportunidade de fazer teste rápido para o diagnóstico da hepatite B e vacinação contra a doença. Enquanto aguardavam o resultado do teste, as pessoas participaram de brincadeiras, forró e sorteio de brindes.

Lançamento da campanha contou com a participação da Banda de Música da escola Neutel Maia (Foto: Allan Kenned)
Lançamento da campanha contou com a participação da Banda de Música da escola Neutel Maia (Foto: Allan Kenned)

Lançamento da campanha contou com a participação da Banda de Música da escola Neutel Maia (Foto: Allan Kenned)

De acordo com o gerente da Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio, Jorge Cunha, a intensificação contra a hepatite B teve inicio no dia 16 junho, juntamente com a campanha de vacinação contra a poliomielite, e segue até o dia 23 de julho. Os objetivos da intensificação são controlar as hepatites no Acre, fortalecer as atividades de vacinação nos grupos ainda não protegidos, identificar os principais fatores de risco para prevenção e controle da doença, vacinar população na faixa etária de 0 a 29 anos e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 53% dos casos confirmados de hepatite B, em todo o país, foram registrados em adultos jovens. No Acre, em 2011, foram identificados 314 casos da doença em pessoas na faixa etária de 0 a 29 anos, correspondendo a mais de 48% do total de casos novos, desses quase 34% ocorreram em Rio Branco.

“Nosso objetivo com essa campanha é conversar com os jovens e adolescentes para que eles tenham conhecimento da gravidade dessa doença e possam sair daqui conscientes para levar a informação aos seus familiares e colegas. A hepatite é uma doença que muda a vida de toda a família, causa sérios transtornos no ambiente familiar e, o pior de tudo, pode levar a morte.”, diz a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

A hepatite é de fácil contágio porque pode ser transmitida de várias formas, basta que haja um contato com sangue, sêmen ou outro fluído infectado com o vírus da doença. Esse contato pode acontecer nas relações sexuais, compartilhamento de agulhas ou de itens como aparelho de barbear, escovas de dente, alicate de fazer unha. “São várias as maneiras de se contrair hepatite, mas só uma forma de prevenir: tomando a vacina. Se existe vacina pra que acabar nossa vidas com hepatite B?”, questiona Suely.

O secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Leal, falou que o município está ampliando a cobertura para as pessoas de 0 a 29 anos de idade. “Em 1989 tivemos uma campanha dessas, e agora estamos dando continuidade a esse trabalho, principalmente junto aos adolescentes e jovens do nosso estado. O Acre se não for o melhor estado a ter um programa desses, está entre os melhores”, disse.

Prevenir para proteger

A estudante Janaira Cosmo tem 19 anos e diz que “essa ação é muito importante porque vai nos orientar para que possamos nos prevenir das hepatites. Hoje em dia é muito fácil contrair esse tipo de doença, pois ela está em todos os lugares. Não sabemos que tem e quem não tem, sendo assim tomando a vacinar podemos ficar mais tranqüilos, mas é claro que se a pessoa tem uma vida sexual ativa não pode deixar de usar a camisinha também”.

Para o funcionário de um comércio do centro da cidade, Cleusson Aguiar “essa iniciativa foi excelente para nós que não temos tempo de ir até um centro de saúde procurar o serviço. Isso é uma maneira de prevenir e orientar a população dessa doença tão perigosa. Tomei a vacina e fiz o teste rápido”.

Já o servidor público José Marcio Freire, responsável pela banda de música da Escola Neutel Maia, diz que trabalha há 22 anos com a fanfarra e fica feliz em poder colaborar com uma saúde melhor para todos, por meio da música. “A música é uma linguagem universal e por meio dela podemos conscientizar, mobilizar, mudar pensamentos, enfim podemos fazer muitas coisas. Essa idéia de convidar os jovens para participar dessa mobilização foi muito legal. Todos os alunos envolvidos na fanfarra abraçaram a causa e estão dispostos a mobilizarem seus amigos, vizinhos e familiares.

“O governador Tião Viana prioriza a saúde da população do Acre e não mede esforços, por isso estamos trabalhando para prevenir as doenças e garantir que no futuro tenhamos pessoas mais saudáveis. Queremos imunizar 100% da nossa população dentro da faixa etária priorizada, que é de 0 a 29 anos de idade. É muito importante que os jovens saiam daqui conscientes e tomem as três doses da vacina porque só assim estarão protegidos dessa doença”, finalizou a secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter