Com a presença da Banda de Música da Polícia Militar, duas festas marcaram a formatura das crianças que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) neste ano em Feijó e Tarauacá.
Junto com os músicos militares, também se deslocou à região do Envira a coordenadoria estadual do Proerd. Prefeitos, secretários de Educação e chefes da segurança pública de cada localidade, além de pais e professores também prestigiaram os eventos.
Em Feijó, a formatura lotou a Igreja Assembleia de Deus. Mais de 430 crianças, em 15 turmas de cinco escolas concluíram o Proerd. Luzia de Jesus participou da formatura de sua caçula, Mirela Nascimento, de 10 anos. Mas seu primeiro filho, formado no programa, hoje tem 22 anos.
“A criança que participa desse projeto aprende grandes coisas e passa para os pais. É um aprendizado para toda a família”, declarou a mãe, emocionada, que ocupou lugar de destaque como representante dos pais no evento.
A banda militar, apesar do espetáculo oferecido, foi coadjuvante no evento, pois as crianças roubaram a cena e foram as verdadeiras protagonistas. Com o apoio de vários parceiros locais, foram sorteadas três bicicletas aos formandos, além de diversos outros presentes.
Em Tarauacá, foram formadas 423 crianças de 12 turmas diferentes. O evento ocorreu na Catedral da cidade, e foi marcado pelo carinho dispensado pelos formandos a soldado Hálida, instrutora do Proerd no município.
Ela foi elogiada pelo representante da Câmara Municipal, vereador Manoel Monteiro, que lhe entregou um troféu de Honra ao Mérito pelo trabalho social desempenhado com as crianças.
Um ano de muito trabalho
As formaturas também foram realizadas na região do Juruá. Mais de 120 mil crianças se formaram pelo Proerd, desde 2001 quando iniciado no estado. O ciclo de formaturas encerra-se no próximo dia 15, em Xapuri.
No curso, policiais militares ensinam sobre valores civis, éticos e morais, baseados na recusa absoluta às drogas e violência para crianças entre e 10 e 11 onze anos de escolas públicas e particulares em todo o Brasil.