Secretaria de Desenvolvimento Social realiza capacitação no educandário Santa Margarida

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) por meio do (DPSE) realizou nesta quarta-feira, 27, a capacitação de serviço de acolhimento institucional de criança e adolescente no Educandário Santa Margarida (Foto: Meire Campos/Seds)
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) por meio do (DPSE) realizou nesta quarta-feira, 27, a capacitação de serviço de acolhimento institucional de criança e adolescente no Educandário Santa Margarida (Foto: Meire Campos/Seds)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do (DPSE), realizou nesta quarta-feira, 27, a capacitação de serviço de acolhimento institucional de criança e adolescente no Educandário Santa Margarida (Foto: Meire Campos/Seds)

O Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) tem a atribuição de capacitar, monitorar e acompanhar todo o serviço de acolhimento no Estado do Acre. Nesse intuito, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) por meio do (DPSE) realizou nesta quarta-feira, 27, a capacitação de serviço de acolhimento institucional de criança e adolescente no Educandário Santa Margarida.

“O Ggverno do Estado a cada dia mais fortalece a preocupação, a atenção e as ações voltadas à proteção das famílias em extrema vulnerabilidade e na garantia de direitos das crianças e adolescentes, vítimas do abandono, da violência e de tantas outras ameaças. Deste modo estaremos presente em todas as instituições do Estado que trabalham com esse publico”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres.

A capacitação tem por objetivo fortalecer o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes, com base nas diretrizes previstas pelo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“Essa capacitação é de extrema importância, pois faz dois anos que estou aqui e não tinha ocorrido nenhuma capacitação dentro da instituição que trouxesse informações a respeito do acolhimento de crianças e adolescentes aos servidores”, disse a assistente social, Graziele Moraes.

Criado em 1942, o Educandário Santa Margarida, tem capacidade para atender 40 crianças, de 0 a 12 anos, que tiveram os laços familiares rompidos, foram vítimas de violência e outras vulnerabilidades sociais. Atualmente a casa abriga 27 crianças.

De acordo com a palestrante e assistente social Ivanete Rodrigues, foi elaborado um plano de ação para capacitar o serviço de acolhimento em todo o estado. “Estaremos capacitando todos os serviços de acolhimento nos municípios, inclusive em Rio Branco, por isso optamos por começar pelo o educandário Santa Margarida”, argumentou Ivanete.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter