Thiago Higino assume a presidência do Conselho Estadual da Juventude do Acre

 

Thiago Mendonça, assumiu a presidência do Cejac no lugar de Emanuel Viana (Foto: Divulgação)

Thiago Higino assumiu a presidência do Cejac no lugar de Emanuel Viana (Foto: Divulgação)

Durante a manhã de segunda-feira, 25, o assessor especial da Juventude do governo do Estado do Acre, Thiago Higino Mendonça, assumiu a presidência do Conselho Estadual da Juventude (Cejac) e realizou a primeira reunião ordinária do ano, deliberando sobre diversos assuntos. Com a presença de mais de 30 conselheiros de todo o Estado, Thiago foi empossado no lugar de Emanuel Viana, que se afastou do cargo em cumprimento à legislação eleitoral.

Órgão consultivo e fiscalizador, o conselho tem sido considerado um dos principais instrumentos de defesa dos direitos da juventude, sendo composto por representantes dos mais diversos segmentos.

Para o coordenador municipal de Juventude da prefeitura de Rio Branco, Otoniel Almeida, o conselho cumpre um papel fundamental na defesa e garantia dos direitos da juventude e, portanto, deve estreitar os laços com os que gerem as políticas públicas. “Sugiro aqui que nós possamos discutir a descentralização dos recursos federais para que eles cheguem até os jovens dos Estados e dos municípios”, afirmou.

O conselheiro do Poder Executivo Marcos Brandão falou da importância do Cejac no processo de construção de uma nova realidade para os jovens. “No meu tempo, diziam que nós éramos o futuro do país, mas não nos davam a responsabilidade de fazer parte disso. O conselho desempenha um papel fundamental nesse processo de inserir os jovens na discussão do que lhes interessa”, observou.

Para Thiago Higino, o debate sobre políticas públicas para a juventude deve ser uma prioridade constante e feita pela legitimidade de um órgão que agregue representantes de vários segmentos sociais. “Nós queremos um conselho forte, atuante, e para isso é fundamental a participação de cada conselheiro que foi eleito para o cargo.”

Como encaminhamentos da reunião, foram traçadas várias diretrizes, que vão desde o apoio formal do órgão sobre alguns assuntos até a escolha dos meses para a realização dos próximos seminários, que deverão ocorrer entre 15 de setembro e 15 de novembro.

De acordo com dados levantados pela Assessoria Especial de Juventude, cerca de 65% dos acreanos têm menos de 29 anos, colocando, portanto, a juventude na condição de sujeito determinante do futuro.

{xtypo_rounded2}

O que é o Conselho Estadual da Juventude do Acre e como atua

O Cejac foi criado pela lei estadual nº 1.600, de 27 de dezembro de 2004. A ele compete sugerir, à administração estadual, políticas públicas visando assegurar e ampliar o direito da juventude.

Ao conselho também compete auxiliar o Poder Executivo na promoção e execução de projetos e programas para a juventude, monitorar e avaliar programas de governo e promover trabalhos que incentivem o despertar para a consciência cidadã na juventude.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter