Dirigentes de 22 Estados estiveram reunidos durante toda a última segunda-feira, 25, na sede da Associação Nacional dos Detrans (AND), em Brasília, para discutir assuntos pertinentes às Resoluções 282 e 398 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Ambas estão sendo amplamente discutidas devido ao impacto nas atividades dos Detrans e no que se refere à delegação dessas atividades para a iniciativa privada, seja através de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Unidade de Gestão Central (UGC) e cartórios de extrajudiciais.
Os participantes expuseram seus pontos de vista e concordaram em estudar as resoluções internamente junto com o corpo técnico de cada órgão para apresentar um posicionamento no 35º Encontro Nacional dos Detrans, que acontece nos dias 16 e 17 de julho, em Porto Alegre (RS).
“A reunião reitera a unificação dos Detrans, principalmente no esforço de fortalecimentos dos órgãos e da AND em face dos demais membros do Sistema Nacional de Trânsito, tendo como um dos principais propósitos a padronização dos procedimentos adotados em todo o país”, comenta Teodoro Lopes, presidente da AND.
A diretora-geral do Departamento de Trânsito do Acre, Sawana Carvalho, avalia a importância dessas reuniões periódicas com os demais líderes de Detrans para o seu trabalho na autarquia acreana. “Esses encontros são sempre oportunos, pois podemos trocar experiências, a fim de melhorar o nosso exercício na função”, disse.
Na oportunidade também foi apresentado o conceito do site da AND, que tem como foco ser um difusor da informação na matéria trânsito para a população em geral e proporcionar ao órgão uma real integração a respeito das atividades por eles desenvolvidas.
Alessandro Barcellos, diretor-presidente do Detran do Rio Grande do Sul, reforçou o convite aos diretores para a participação no encontro em Porto Alegre e no Congresso Internacional de Trânsito, de 17 a 19 de julho. Lembra ainda que somente as pessoas inscritas terão acesso ao avento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.congressodetransito.rs.