Participantes do “Servidor em Movimento” realizam teste de avaliação física

Avaliação física contribui para a qualidade de vida do servidor (Foto: Karen Aiache)

Avaliação física contribui para a qualidade de vida do servidor (Foto: Karen Aiache)

Para incentivar os servidores públicos à atividade física, o projeto “Servidor em Movimento” do programa “Qualidade de Vida”, oferece atividades como a ginástica laboral, que é praticada em mais de 25 secretarias estaduais desde sua implantação, em 2011. Na segunda-feira, 25, a Diretoria de Humanização da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) deu início ao procedimento de avaliação física para os colaboradores das instituições contempladas.

O objetivo é garantir maior segurança no momento de realização dos exercícios e alertar os servidores sobre as suas condições de saúde. Nesse sentido, a Diretoria de Humanização estará promovendo periodicamente o teste de avaliação física para os servidores do Palácio das Secretarias, FEM e outros órgãos envolvidos no projeto de ginástica laboral e ioga.

A avaliação física para os servidores envolve a realização dos seguintes testes: flexibilidade, aferição de pressão, Índice de Massa Corporal (IMC), Índice de Cintura e Quadril (ICQ) e VO2máx. (verifica o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue aproveitar do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo). Com o resultado da avaliação física, busca-se diagnosticar e mensurar dados em relação às capacidades, compleições, aptidões físicas, doenças e saúde.

No primeiro dia de avaliação, os servidores da FEM e da TV e Rádio Aldeia participaram da atividade, que, além do cuidado com a qualidade de vida e saúde, também contribui para a melhoria do clima organizacional, promovendo momentos de interação e descontração.

A diretora de Humanização da FEM, Elineide Medeiros, lembra que, a partir do resultado da avaliação física, a diretoria estará oferecendo o projeto “Viva Bem, Servidor”. Com a oferta de 150 vagas para todas as secretarias e órgãos, tem o objetivo de envolver os servidores interessados em atividades estratégicas e de acompanhamento físico, médico, nutricional e psicológico. Em suma, a iniciativa resulta em benefícios para o servidor, que se fica mais disposto e saudável, e para a instituição, que ganha em produtividade.

Elineide ainda acrescenta o convite aos servidores: “Caso sua secretaria ainda não ofereça a modalidade, procure o representante da Humanização no órgão ou a equipe da Diretoria de Humanização da FEM”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter