Curso de formação em design é iniciado com aula inaugural

Marlúcia Cândida foi categórica ao declarar que no ano do cinquentenário do Acre o setor moveleiro começa uma nova fase (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Marlúcia Cândida foi categórica ao declarar que no ano do cinquentenário do Acre o setor moveleiro começa uma nova fase (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A história do setor moveleiro do Acre ganhou uma página marcante nesta segunda-feira, 25, data em que aconteceu a aula inaugural do primeiro Curso de Formação em Design do Estado. Empresários, marceneiros e 37 alunos participaram da aula inaugural no Theatro Hélio Melo.

A cerimônia aconteceu oito meses depois que a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, foi à região da Lombardia, na Itália, em busca de parcerias institucionais para o desenvolvimento de política estadual de fomento ao design.

Além dos alunos e empresários participaram do ato o governador Tião Viana e secretários (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além dos alunos e empresários, participaram do ato o governador Tião Viana e secretários (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Leia mais

Governo define últimos detalhes para início do curso de desing

Governo investe em criação de programa de design para o Acre

Governo do Estado firma parceria com escola italiana de design em móveis

Convênio entre Governo do Acre e Itália é um sucesso

Alunos do Instituto Dom Moacyr vão à Itália estudar design de móveis

Marlúcia Cândida foi categórica ao declarar que no ano do cinquentenário do Acre o setor moveleiro começa uma nova fase. “Começa uma história de design no Estado”, frisou a primeira-dama.

Além dos alunos e empresários participaram do ato o governador Tião Viana, secretário Edvaldo Magalhães, secretário de Pequenos Negócios José Reis, Arturo Della Vitti, diretor da Escola Politécnica de Milão, diretor do Instituto Dom Moacyr (IDM) Marco Antônio Brandão, presidente do Tribunal de Contas (TCE) Ronald Polanco, presidente da Federação do Comércio Leandro Domingos e diretor do Sebrae João Fecury.

Oportunidade e expansão de mercado

Os marceneiros, alunos do curso que terá duração de sete meses, também são os melhores. Para Hudson Teles, aluno e marceneiro, essa capacitação é uma novidade e a expectativa é desenvolver novos produtos para o mercado moveleiro. O marceneiro Carlos Moura, também aluno do curso, conta que foi selecionado para participar da capacitação na cooperativa da qual faz parte.

“A expectativa é excelente para que no futuro a gente possa fazer um bom trabalho, com mais qualidade. Porque hoje nós já usamos uma matéria-prima de primeira qualidade e agora vamos poder incluir um design de primeira linha e colocar bons produtos no mercado”, pontuou o marceneiro.

O presidente do Sindicato dos Moveleiros do Acre, Francisco Augusto Nepomuceno, observou que esse apoio que o setor está recebendo do Governo do Estado tem sido muito importante para impulsionar o setor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O presidente do Sindicato dos Moveleiros do Acre, Francisco Augusto Nepomuceno, observou que esse apoio que o setor está recebendo do governo do Estado tem sido muito importante para impulsionar o setor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O presidente do Sindicato dos Moveleiros do Acre, Francisco Augusto Nepomuceno, observou que esse apoio que o setor está recebendo do governo do Estado tem sido muito importante para impulsionar o setor.

“O governo está nos dando oportunidade de buscar conhecimento de novas tecnologias fora. Nós fomos a Milão. São coisas que estão nos ajudando para melhorar o nosso trabalho e nos ajuda a buscar mercado lá fora”, frisou Nepomuceno.

Arturo Della Vitti, da Escola Politécnica de Milão, revela que para ele será muito interessante ministrar aulas de design no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Arturo Della Vitti, da Escola Politécnica de Milão, revela que para ele será muito interessante ministrar aulas de design no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Arturo Della Vitti, da Escola Politécnica de Milão, revela que para ele será muito interessante ministrar aulas de design no Acre. Della Vitti afirmou que o Estado tem um projeto social e sustentável único no mundo.

“Temos muito trabalho a fazer para melhorar a produção do mobiliário, mas sei que vamos produzir um produto que poderá ser vendido em todo o Brasil e no exterior. Milão é uma vitrine internacional do design, e trabalhando com o Acre poderemos utilizar o Salão de Milão como vitrine madeira sustentável do Acre”, declarou o diretor da Politécnica de Milão.

Prêmio aos melhores alunos

Durante a solenidade o diretor do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão, anunciou aos alunos participantes desta capacitação que quatro pessoas serão selecionadas para participar de outro curso de aperfeiçoamento na área de design em Milão (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante a solenidade, o diretor do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão, anunciou aos alunos participantes dessa capacitação que quatro pessoas serão selecionadas para participar de outro curso de aperfeiçoamento na área de design em Milão (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante a solenidade, o diretor do Instituto Dom Moacyr (IDM) anunciou aos alunos participantes dessa capacitação que quatro pessoas serão selecionadas para participar de outro curso de aperfeiçoamento na área de design em Milão.

“Será a segunda turma de acreanos que nós vamos enviar à Itália para participar desse curso. Ano passado o governo do Estado, por meio do IDM, enviou um grupo com três alunos”, disse Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter