Promover o bem-estar por meio de ações que contribuam para a promoção da qualidade de vida e do trabalho é um dos principais objetivos do núcleo de apoio ao servidor penitenciário (Nasp).
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), desde outubro de 2010, na própria sede, dispõe de um setor que realiza todos os dias da semana atendimento social, psicológico, psiquiátrico, prevenção primária e atendimento domiciliar aos familiares e servidores do sistema.
O Nasp foi implantado devido à crescente situações de estresse e risco encontrada pelos servidores pertencentes ao sistema prisional. Segundo a coordenadora do Nasp, Cleide Rebouças, o contato entre preso e servidor penitenciário pode determinar o aparecimento de doenças e transtornos mentais e emocionais, e trabalhar na prevenção dessas doenças é uma das funções do núcleo. O Nasp também coordena atividades esportivas e culturais do instituto.
“O estresse do trabalho pode desenvolver distúrbios do sono e o uso de substâncias psicoativas como álcool e drogas. Já é esperado, pela natureza do trabalho desenvolvido no sistema prisional, esee tipo de problema, e foi por isso que a administração do Iapen instituiu este setor. Não vemos no Nasp somente a possibilidade de remediar, mas também de prevenir o aparecimento e o desenvolvimento dessas doenças” explica a coordenadora do Nasp.
Leia mais Vacinação termina hoje nos presídios da capital Governador assina ordem de serviço para construção de penitenciária feminina Iapen inicia treinos para torneio de futebol intersecretarias |
Para o servidor do Iapen Álvaro Cavalcanti, que recebe atendimento do Nasp indiretamente, uma vez que a beneficiada é sua esposa, acometida por um acidente vascular cerebral (AVC), a proposta é importante e deve ser bem vista pelos servidores. “Iniciativas como a do Nasp não podem deixar de existir em ambientes de trabalho como o do Iapen. Precisamos ser acolhidos, e o Nasp tem contemplado isso” disse Cavalcante.
O diretor do Iapen, Dirceu Augusto Silva, explica que setores como o de apoio ao servidor representam a intenção do governo do Estado e da administração na valorização e preocupação com o bem-estar físico, social e mental dos servidores penitenciários acreanos. “Procuramos demonstrar respeito à dignidade dos servidores ao criar um espaço voltado para esse universo específico trabalhado pelo Nasp. Sabemos que não é a solução dos problemas, mas esperamos diminuir ao máximo os problemas desenvolvidos pelo sistema” disse Silva.
Serviços que o Nasp oferece
O Nasp oferece os seguintes serviços aos servidores penitenciários do Iapen e seus familiares:
• Plantão Psicossocial – Tipo de intervenção que acolhe o servidor no exato momento de sua necessidade. Esse atendimento será realizado por Assistente Social e psicólogo.
• Atendimento Psicológico – Compreende o acompanhamento e apoio ao servidor e seu familiar que se encontra em vulnerabilidade psíquica.
• Atendimento domiciliar – Compreende o acompanhamento e apoio ao servidor e seu familiar quando houver a impossibilidade de seu deslocamento até o Nasp.
• Atendimento Social – Compreende a orientação social aos servidores e familiares analisando e definindo estratégias de intervenção social para a demanda apresentada.
• Visitas institucionais – Acompanhamento dos servidores institucionalizados, e parcerias com instituições participantes da rede de saúde
• Atendimento em rede – Estabelecimento de parcerias com instituições objetivando encaminhamentos para rede de serviços (saúde, assistência, educação).