Promover a cultura digital para o acesso das comunidades às novas mídias e tecnologias. Essa é a ideia de um novo projeto que surge da parceria entre a Fundação de Cultura Elias Mansour e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Os beneficiados nessa primeira etapa serão os moradores da Regional VI, conhecida também como Baixada do Sol.
O projeto será inaugurado em dois momentos – neste sábado, 23, a partir das 16 horas, no Teatro Barracão. A abertura contará com a participação da Associação de Jovens da Baixada da Sol (AJBS), com um sarau com muita poesia, música e teatro.
O primeiro momento, traz a “pegada” da inclusão digital, com a inauguração de uma torre na Praça Joaquim Macedo, semelhante à da praça da Biblioteca Pública, às 17h30, no bairro Plácido de Castro. Uma equipe da Seplan fará uma demonstração do programa Floresta Digital. “É uma oportunidade para que também possamos tirar dúvidas da população”, comenta Silmar Antônio Buchner, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão.
“Essa parceria é muito importante, pois queremos iniciar um processo de fomentar a cultura digital nesses espacos. A ideia é de que eles sejam lugares de convergências de novas mídias e tecnologias, para que as comunidades tenham o acesso a esses novos formatos e possam utilizá-los para trabalhar sua criatividade, a memoria de sua comunidade, e de muitas outras formas”, disse Francis Mary, presidente da FEM.
Logo depois haverá a abertura do Telecentro do Teatro Barracão, às 18 horas, na Estrada da Sobral. “O sinal da internet já vai estar liberado e ainda vamos oferecer uma oficina para manuseio do Facebook e outras mídias”, explica Ivan de Castela, assessor de Cultura e Comunidade da FEM.
De acordo com Paulo Henrique Oliveira, chefe da Divisão de Inclusão Digital da Seplan, a unidade contará com novos cursos plugados na cultura digital. “Ofereceremos curso de música, fotografia digital e outros, além da informática básica”. disse.