Cruzeiro do Sul recebe mais investimentos em saneamento

Para aumentar a produção de água, oito poços foram perfurados nos bairros Remanso, Cobal, Alumínio, Cruzeirinho, Miritizal e Saboeiro  (Foto: Roberta Marisa/Depasa)
Para aumentar a produção de água, oito poços foram perfurados nos bairros Remanso, Cobal, Alumínio, Cruzeirinho, Miritizal e Saboeiro  (Foto: Roberta Marisa/Depasa)
Para aumentar a produção de água, oito poços foram perfurados nos bairros Remanso, Cobal, Alumínio, Cruzeirinho, Miritizal e Saboeiro  (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

Para aumentar a produção de água, oito poços foram perfurados nos bairros Remanso, Cobal, Alumínio, Cruzeirinho, Miritizal e Saboeiro (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

O governo do Estado, por meio do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), está investindo mais de R$ 3 milhões em saneamento na cidade de Cruzeiro do Sul. Os recursos assegurados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal beneficiam mais de 70 mil pessoas.

Cerca de 40% da população cruzeirense recebe água da rede pública por sistema de captação de água bruta; outra parte é abastecida por poços artesianos. Atualmente a vazão de água dos dois sistemas totaliza mais de 200 mil litros hora. Para aumentar a produção de água, o Depasa está implantando 12 poços artesianos em diferentes pontos do município.

De acordo com o diretor-presidente do órgão, Gildo César, as obras de saneamento integrado possibilitam uma ampliação da rede de água junto com as obras de pavimentação de ruas. “Estamos trabalhando com o objetivo de aumentar a produção de água para garantir que as pessoas possam receber um abastecimento de qualidade com ruas pavimentadas”, assegurou.

Para aumentar a produção de água, oito poços foram perfurados nos bairros Remanso, Cobal, Alumínio, Cruzeirinho, Miritizal e Saboeiro. Cada poço possui extensão de 150 a 250 metros, com vazão de 30 mil litros/hora. Parte do bairro Miritizal não faz uso de água da rede pública, mas com a ativação dos poços todos os moradores vão receber água tratada.

Com obras previstas até outubro de 2012, os bairros Cohab, 25 de Agosto, Aeroporto Velho e Santo Antônio serão os próximos a ser beneficiados.

Leia mais

Áreas de risco e abastecimento de água são temas de seminário em Rio Branco

Programa Ruas do Povo muda a cara do bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul

Plácido de Casto e Acrelândia recebem novas ruas pavimentadas no mês de julho

Fiscalizados pelo Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde, as obras que contemplam construção dos poços estão sendo construídas dentro dos padrões de qualidade.

Gildo César afirma que a região do Juruá tem uma característica própria com relação à captação, tratamento e distribuição. “Em algumas regiões não temos a necessidade de fazer estações de água bruta porque existem lençóis freáticos com uma qualidade superior que nos garantem fazer essa distribuição com grande oferta e ampliação para o abastecimento de água necessário”, destacou.

Além da implantação de poços artesianos, oito quilômetros de rede de água estão sendo ampliados. As ligações de água existentes estão sendo padronizadas, e ligações irregulares, cadastradas. Somente 30% do sistema de água de Cruzeiro do Sul é hidrometrado – a meta do governo é ampliar a produção de água e oferecer um serviço de maior qualidade para hidrometrar 100% do sistema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter