Continua no Estado do Acre a fase regional dos Jogos Escolares. As competições são realizadas entre grupo de municípios do interior do Estado, divididos em quatro regiões. Até agora, cerca de 900 alunos divididos em 100 equipes de 43 escolas realizaram seus jogos. Até 10 de julho, estima-se que mais 75 escolas participem das competições, que buscam os classificados para a fase estadual.
De acordo com o coordenador geral dos Jogos, professor Alex Dantas, os Jogos promovem a inclusão social de jovens e contribuem para a descoberta de novos talentos. Segundo ele, este ano, aproximadamente 11,5 mil alunos participam diretamente das competições de todas as fases dos Jogos Escolares. Além disso, estima-se que 14,5 mil alunos estejam envolvidos em processos seletivos tais como, interclasses e peneiras.
Mauro de Deus, secretário adjunto de esportes, acredita que os Jogos Escolares são fundamentais para despertar o sentimento de competição. “Muitos daqueles que jogam, podem se tornar grandes atletas. O evento proporciona diversão, saúde e boas oportunidades”, afirma o secretário.
As escolas que disputam a etapa regional são divididas em grupos de municípios:
Na regional um, participam as escolas dos municípios do Alto Acre: Assis Brasil, Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia. Na regional dois estão inclusas as escolas do Baixo Acre: Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Bujari e Acrelândia.
Os municípios integrantes da regional três são: Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá. Já na regional quatro estão os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
A fase estadual dos Jogos Escolares acontece entre os dias 17 e 22 de julho, em Rio Branco. A etapa envolve, para cada modalidade e faixa etária, duas equipes representando a capital e quatro equipes que irão representar o interior do estado. Os campões da fase estadual competirão na etapa nacional, que acontecerá em Poços de Caldas (MG) – para os competidores de 12 a 14 anos – e em Cuiabá (MT) – para os alunos de 15 a 17 anos.