A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa terminou na segunda-feira, 30. Como os pecuaristas têm até o próximo dia 15 para declarar a vacina de seu gado, somente depois desse período o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) vai ter o quantitativo exato do rebanho que foi vacinado em todo o estado.
No entanto, alguns dados já levantados pelo órgão apontam para mais uma campanha de sucesso contra a febre aftosa no Acre.
O primeiro deles é que os criadores de gado já declaram a vacinação de um número próximo a 50% do rebanho no estado, estimado em 2,8 milhões de animais.
O outro aspecto é o acompanhamento que o Idaf faz junto às casas agropecuárias, responsáveis pela comercialização da vacina, que aponta que todo o estoque foi comercializado.
“Ainda não temos os dados fechados, mas a expectativa é de que mais uma vez tenhamos ótimos números no Acre”, afirma Mamed Dankar, diretor-presidente do Idaf.
O índice desta segunda etapa da campanha deve superar os 95% de rebanho vacinado, determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O sucesso, além da parceria com os pecuaristas, é resultado do planejamento do Idaf para que a vacina chegue a todos os municípios.
“Nós trabalhamos para que tanto os pecuaristas de Rio Branco quanto os que estão nos locais de difícil acesso tenham condições de vacinar seu rebanho”, destaca Dankar.