Teve início na manhã desta terça-feira, 1, o Seminário de Sensibilização e Conhecimento Sobre a Gestão de Saúde no SUS. O encontro é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e tem duração de três dias.
De acordo com a gerente da Divisão de Saúde das Populações Prioritárias da Sesacre, Zilmar Cândido, o evento tem como objetivo recepcionar e sensibilizar os profissionais de saúde que irão atuar nas unidades prisionais de Rio Branco.
“Eles serão treinados sobre os conteúdos de gestão e processos de trabalho na gestão do SUS, além dos procedimentos técnicos e profissionais de cada área para estarem aptos a lidar com o dia a dia das unidades prisionais”, explicou Zilmar Cândido.
Participam 20 profissionais entre técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas e técnicos em saúde bucal.
“Uma unidade básica dentro de um presídio é muito específica. Há patologias que são mais comuns lá dentro, como tuberculose e doenças de pele. Então, os profissionais que atuam nas unidades prisionais precisam entender esse diferencial e ter um olhar mais humanizado, principalmente pela situação de prisão da pessoa”, disse a coordenadora de Saúde do Iapen, Ingrid Costa.