O governo do Estado, por meio dos órgãos de segurança púbica, tem reforçado as ações de combate ao crime, com a Operação Álcool Zero.
De acordo com dados divulgados pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), de janeiro a outubro deste ano, mais de 2,5 mil pessoas alcoolizadas foram retiradas das vias, por oferecerem risco à segurança da população.
Além disso, 130 pessoas foram interceptadas e presas em flagrante, cometendo diversos crimes. Dez foram interceptadas com mandados de prisão em aberto, quatro veículos roubados foram recuperados, uma apreensão de arma de fogo e cinco de entorpecentes.
“A operação, além de fiscalizar o trânsito, reprime ações de criminosos. Um exemplo disso ocorreu neste mês, quando dois menores de idade foram interceptados com arma de fogo e motocicleta roubada”, afirma o diretor-geral da autarquia, Gemil de Abreu Júnior.
Segundo o comandante da BPTRAN, major Paulo Fernandes, um dado que chamou a atenção foi a quantidade de menores na direção.
“Dos mais de 29 mil veículos abordados nesse período, detectamos 22 menores dirigindo, o que preocupa por estes jovens não estarem aptos a conduzir veículos, podendo ocasionar acidentes”, relata.
A Operação Álcool Zero é uma política pública do governo do Estado, executada desde 2011 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceira com o BPTRAN. Os principais focos da operação são educar, fiscalizar e salvar vidas no trânsito.
De janeiro a outubro, mais de 25 mil testes de bafômetro foram realizados durante as abordagens. Desses, 2.509 geraram autos de infrações de trânsito por embriaguez.