Startup Weekend Rio Branco termina com premiação de bons projetos

Um final de semana com muitas ideias, orientações e desenvolvimento (Foto: Angela Peres/Secom)
Um fim de semana com muitas ideias, orientações e desenvolvimento (Foto: Angela Peres/Secom)

Uma imersão de educação empreendedora foi o que acorreu nesse fim de semana, de 20 a 22, na segunda edição do Startup Weekend Rio Branco, realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Foram 54 horas de muitas ideias, orientação, desenvolvimento e validação de projetos. “A gente não sabia o que era canvas [modelo de negócio], não sabia o que era plano de negócio. Então, desde sexta-feira, a gente pensou na criação de uma empresa. A ideia inicial mudou muito e virou agora um projeto que pode ser viável”, explicou a acadêmica de arquitetura Andrea Fontes.

Aluir Dias, que é sócio-fundador da Techmall consultoria e aceleração de empresas, foi um dos mentores. “Estou extremamente surpreso com tanta coisa boa que tem aqui no Acre. Tem startup com potencial de virar startup internacional”, afirmou Dias.

“O governo do Estado vai continuar incentivado os startups”, afirma Renata Souza (Foto: Angela Peres/Secom)
“O governo vai continuar incentivando os startups”, afirma Renata Souza, secretária de Ciência e Tecnologia (Foto: Angela Peres/Secom)

O Startup Weekend é um evento global de empreendedorismo que já contou com mais de 250 mil participantes de todo o mundo. No último fim de semana, 123 edições do evento ocorreram em todos os continentes do planeta.

Em Rio Branco, o evento foi promovido pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e de Pequenos Negócios (SEPN), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Jovens Empreendedores do Acre (Ajeac), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Os vencedores

Dez projetos foram apresentados para a banca de jurados. O terceiro lugar ficou com a equipe do Ca.Energy, que desenvolveu um protótipo que identifica se está havendo furto de energia, e desliga automaticamente a luz da casa identificada.

O segundo lugar foi para a equipe que criou o Aqui Tem Medicamento, um aplicativo que se conecta com redes de farmácia e faz a busca por farmácia ou medicamento desejado.

Já o primeiro lugar ficou com a equipe do Garçom Fácil, aplicativo que faz a conexão entre garçons e donos de restaurantes. Como premiação, as equipes finalistas receberam vagas nos cursos de Líder Coach e E-commerce, consultorias de Branding e mentorias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter