O “Workshop de Design Thinking e Estratégico” proporcionou dois dias de imersão a profissionais da gestão do governo do Estado, Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Sebrae e empresários.
A formação foi realizada no auditório do Hotel Pinheiro nesta semana. O tema foi “Desafios e novas oportunidades relacionadas à Economia Criativa, Inovação e ao Design, manifestados pelo Estado do Acre”.
A atividade, ministrada pelos profissionais do Instituto Europeu de Design (IED), é uma ação do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, em parceria com o Sebrae e a Fieac.
A ideia é promover o mapeamento estratégico das oportunidades relacionadas aos programas e projetos desenvolvidos pelas instituições, governo e empresários, criando, com isso, um discurso comum para o surgimento de um novo ciclo de oportunidades.
O especialista em processos de inovação, design estratégico e gestão do conhecimento do IED Fabiano Pereira conduziu a atividade.
Projetos trabalhados
Foram criados quatro grupos, que trabalharam os projetos: bambu, artesanato, madeira e escola de design. Cada grupo desenvolveu ações nos tópicos: atividades chave, propostas, recursos, relacionamentos com o cliente, canais, segmentos de clientes, estrutura de custo e fontes de renda.
“A ideia é promover um olhar sistêmico em relação às potencialidades dos arranjos produtivos e à necessidade da geração de novas soluções de mercado baseadas na simbiose entre a cadeia produtiva local e a floresta”, explicou Ferreira.
“Essas instituições deram as mãos para esse processo de formação. O IED veio para organizar o que já sabíamos. Ao falarmos de bambu, de escola de design, artesanato e madeira, temos uma visão de quem são as instituições que já desenvolvem tais ações, e com isso fica mais fácil executarmos os projetos. O planejamento foi muito bom, e deu um direcionamento para muitas ações que desenvolvemos”, disse Marlúcia Cândida.
Para o diretor regional do Senai-Acre, César Dotto, a formação demonstrou um grande amadurecimento das instituições “Os projetos discutidos foram relevantes, e inclusive todos eles têm uma relação frutífera entre as instituições.”
A diretora técnica do Sebrae, Sídia Gomes, falou que a nova missão do órgão é fortalecer negócios saudáveis ligados à biodiversidade. “Essa formação caiu como uma luva, pois queremos trabalhar com inovação, o fortalecimento dos negócios da biodiversidade e com a educação empreendedora baseados nesses dois leques.”
IED – Rede internacional de educação, formação e pesquisa nas áreas de design, moda, comunicação visual com quase 50 anos de história e experiência.
Desenvolveu o Acre Latex Project Design, fruto de um laboratório com artesãos acreanos que participaram de oficinas de produção de calçados com designers e professores do IED.