Para incentivar os servidores a realizar exames preventivos para diagnosticar o câncer de próstata, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aderiu a campanha Novembro Azul.
Nesta terça-feira, 17, enfermeiras, que são servidoras do Detran, realizaram palestras de orientação sobre o tema, nas três unidades do órgão, em Rio Branco.
“Nossa intenção é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Com diagnóstico precoce e tratamento correto, o câncer de próstata tem cura”, ressaltou a enfermeira Sarha Lira.
O servidor público Nilcélio José Oliveira Viana, 51, mostrou-se satisfeito com a oportunidade de ser orientado, afirmando que a informação é a principal ferramenta para incentivá-lo a apostar na prevenção.
“A gente se sente estimulado a ter mais atenção com a saúde. Com essa palestra, a gente aprende que é preciso prevenir antes que seja tarde”, relatou.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O diagnóstico precoce é a arma mais importante, pois, quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura são muito mais altas. Por isso, homens a partir dos 50 anos de idade devem fazer exames de rotina, anualmente.