Nova série do Portal Floresta Digital abre espaço para troca de experiências e resolução de problemas de usuários

Técnicos do programa fazem visitas domiciliares para resolver problemas de acesso à internet (Foto: Assessoria Seplan)
Técnicos do programa fazem visitas domiciliares para resolver problemas de acesso à internet (Foto: Assessoria Seplan)

Técnicos do programa fazem visitas domiciliares para resolver problemas de acesso à internet (Foto: Assessoria Seplan)

O Floresta Digital, programa do governo do Acre de inclusão digital,  criou mais um canal de comunicação com a comunidade. Trata-se da seção “O Floresta e Eu”, espaço que vai reunir, no Portal do Floresta Digital, as experiências de usuários com o programa.

O técnico de informática da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Seplan, Rodrigo Silva de Mendonça, explica que o principal motivo da falta de acesso à internet é geralmente causada pela má instalação e posicionamento da antena. “Muitas vezes elas são instaladas atrás de prédios e árvores, dificultando o acesso à internet. Por isso estamos realizando visitas aos bairros, buscando atender todas as casas que possuem antenas do programa”, relatou o técnico. De acordo com ele, nesta etapa a maior parte das visitas está sendo realizada na região da Sobral, mas usuários de outras localidades também são atendidos. “Pedimos que relatem seu problema e enviem seu endereço pelo Fale Conosco”, esclarece.

São casos como de Antônio Carlos de Souza, representante comercial autônomo e morador do bairro Conquista. “Enviei um e-mail para o Floresta Digital relatando minha situação”, disse Souza. Após verificar a antena e analisar o computador do usuário, o técnico detectou a ausência do Driver Wireles. “Esse é um problema frequente, por isso sempre trazemos o driver conosco”, explicou Rodrigo. A equipe do Floresta Digital esteve duas vezes na casa de Souza. “A primeira o problema era a antena mal posicionada. Agora formatei o computador e não instalei o driver. Essa segunda visita mostra a preocupação do programa com a população”, concluiu o representante.

Outro caso encontrado pela equipe foi o de David Abreu, dono de um restaurante na região da Sobral. O caso foi um pouco mais complexo e exigiu um trabalho mais minucioso da equipe. O sinal estava bom, mas oscilando um pouco. “Não está num nível satisfatório, precisamos obter uma qualidade maior do sinal”, cobrou o assessor especial de governo, Carlos Rebello, que acompanhava as visitas. Janaira, uma das filhas de David, conta sua história. “Eu tive problema na antena e um técnico queria cobrar 150 reais para arrumar. Um amigo falou do Floresta. Eles vieram e não precisei pagar nada”, disse. Janaira conta que, em sua casa, sua irmã é quem mais utiliza a internet. “Ela sofreu um acidente e trancou a universidade, então usa a internet para não deixar de estudar, até poder voltar”.

Durante estas visitas, o esforço da equipe ficou evidente. Enquanto alguns técnicos cuidavam de um caso, os outros saíam pela rua verificando as casas com antenas de rádio instaladas. Quando percebiam algum problema, já iam atrás da escada para resolver. Este procedimento foi verificado diversas vezes, tanto durante os ajustes quanto no trajeto. Bastava uma antena mal posicionada para que Carlos Rebello pedisse para a equipe dar uma parada e verificar a situação. “Estou satisfeita, o sinal é bom aqui em casa, não precisa de ajuste”, agradeceu Cleidiane Alves, uma das usuárias que recebeu a visita dos técnicos.

Para a moradora do conjunto Cabreuva, no bairro da Sobral, Francisca Andreia do Vale Santos, o programa é uma ótima iniciativa. “Gosto muito do programa, é muito bom, pois você não precisa gastar dinheiro para ter acesso às informações”. Outra moradora do bairro que se encontra satisfeita com o serviço é a dona de casa Maria dos Santos Perreira, usuária do Floresta Digital há quase dois anos. “O programa é o máximo. Principalmente para que tem filho adolescente, que faz pesquisas na internet, como eu tenho”. Dona Maria ficou feliz com a visita da equipe. “Só tem a melhorar, pois proporcionará a população solucionar suas dúvidas e a equipe fica ciente dos problemas dos usuários”, relatou a dona de casa.

Acompanhando estas visitas, percebe-se que na maioria das vezes, o problema de acesso é resolvido e a qualidade do sinal melhora. Os usuários que desejarem receber esta visita técnica da equipe do Floresta Digital, devem enviar um e-mail para florestadigital@ac.gov.br , relatando sua experiência, sejam problemas técnicos, sugestões ou críticas. O importante é que o cidadão utilize este canal para chegar à resolução de seu problema. Por isso o nome desta série, “O Floresta e Eu”, pois a experiência de cada usuário e suas necessidades são únicas e imprescindíveis para soluções coletivas.

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