Acre dá início às comemorações do Mês do Meio Ambiente

Começa neste domingo a programação do Mês do Meio Ambiente (Foto: Arison Jardim)

Começa neste domingo a programação do Mês do Meio Ambiente (Foto: Arison Jardim)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido como WED (World Environment Day), é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A cada ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolhe um país para receber as celebrações globais. Este ano, o país-sede do será o Brasil, que também receberá a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O tema de 2012 para o Dia Mundial do Meio Ambiente é Economia Verde: Ela te inclui?. Longe de ser complexo, o tema aborda a possibilidade de opções econômicas socialmente mais inclusivas, além de menos impactantes, tanto para a sociedade, como para o mundo em que vivemos.

Leia mais

Cadastro Ambiental Rural é o primeiro passo para o Licenciamento Ambiental

Secretário de Meio Ambiente participa do programa Gente em Debate da Difusora Acreana

Governo e instituições assinarão acordo para ações conjuntas na microbacia do Igarapé Santa Rosa

O Governo do Estado de Acre, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), prefeitura de Rio Branco e instituições públicas e privadas, promove uma série de atividades para o Mês do Meio Ambiente, a programação pretende divulgar os procedimentos necessários para a manutenção dos recursos planetários disponíveis, de modo a não comprometer as gerações futuras.

As atividades serão iniciadas neste Domingo, dia 03 de Junho, com a exposição “Acre no Caminho da Sustentabilidade”, no Novo Mercado Velho a partir das 18 horas, com três tendas voltadas para atividades interativas e também recreativas foram montadas. Caminhos da Sustentabilidade, Economia Verde Inclusiva e tenda Brincando e Aprendendo com A Floresta. As instituições envolvidas estão trabalhando de forma temática e integrada, abordando questões relacionadas ao uso da água, à destinação adequada do lixo, consumo de energia entre outros.

Veja aqui convite para a abertura do evento

Na tenda Caminhos da Sustentabilidade, merece destaque a chamada Pegada Ecológica, um programa de computador desenvolvido por organizações não governamentais ambientalistas procura medir os impactos do estilo de vida de uma pessoa sobre o meio em que ela vive, contabilizando quantos planetas seriam necessários para mantê-la. “Este indicador também pode ser usado para avaliar o padrão de consumo de um país”, complementa a coordenadora Fátima Silva, responsável pelo Departamento de Educação e Difusão Ambiental da Sema, que organizou o evento. “A pegada de dos Estados Unidos, por exemplo, está em cinco planetas. Já no caso brasileiro, precisaríamos de 1,4 planetas para manter nosso padrão médio de consumo. A grande pergunta que podemos fazer para cada um é a seguinte: qual é o seu plano alternativo para esta questão, já que você precisa de mais de um planeta para manter seu estilo de vida?”, conclui.

{xtypo_rounded2}

O que é a Pegada Ecológica?

Nossa caminhada pela Terra deixa “rastros” ou “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. A pegada ecológica é atualmente usada ao redor do globo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usada para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia.{/xtypo_rounded2}

Na exposição, o público literalmente caminhará através de diversos temas que abordam a sustentabilidade da vida humana, observando os trabalhos e programas já realizados no Estado do Acre, ao mesmo tempo, receberá dicas de como melhorar seu estilo de vida de acordo com um padrão mais sustentável. Ao receber informações sobre a manutenção dos recursos hídricos, por exemplo, qualquer cidadão terá a opção de contribuir com a manutenção dos mesmos. Ao conhecer o Programa de Arborização, receberá instruções para a adubação, o plantio e os cuidados necessários, recebendo ainda uma muda. No caso dos resíduos sólidos, aprenderá a fazer a separação e destinação dos mesmos.

As tendas contarão ainda com a colaboração de escolas da rede pública que já realizam atividades sustentáveis como hortas e coleta seletiva, compartilhando suas experiências com a população. Ao final da caminhada, o público receberá uma cartilha com dicas e informações da área ambiental, onde poderão aprofundar as experiências adquiridas.

A exposição Acre no Caminho da Sustentabilidade termina terça-feira às 21 horas, mas diversas atividades e eventos se estenderão ao longo do Mês do Meio Ambiente, através de uma programação que pretende conscientizar a todos sobre a importância de políticas públicas pertinentes e um modo mais racional de se relacionar com o meio em que vivemos, voltado para a integração entre os fatores econômicos, ambientais e humanos.

Para o secretário de Meio Ambiente Edegard de Deus, “este ano estamos trabalhando conceitos muito importantes que se referem Economia Verde, à inclusão social, à erradicação da pobreza, dentro do eixo de uma realidade e um desenvolvimento sustentável, que serão os mesmos temas a serem tratados na Conferência Mundial de Meio Ambiente, A Rio+20. O Acre tem sido apontado como o Estado brasileiro que mais elaborou políticas públicas neste sentido, por isso estamos divulgando estas experiências para a população”.

{xtypo_rounded2}

O que é a Economia Verde?

A crise financeira global que teve início em 2007, e perdura nos dias de hoje, é considerada, por muitos economistas, como a pior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929. Uma das principais lições que podemos tirar dessa experiência é que a forma habitual de gestão da economia já não é mais conveniente. A nova Economia Verde é, portanto, uma alternativa apropriada e uma maneira mais sustentável de fazer negócios.

Uma Economia Verde é descrita como uma economia que resulta em melhor qualidade de vida humana e equidade social, além da redução de riscos ambientais e escassez ecológica. Em outras palavras, podemos pensar em uma economia verde como uma ferramenta de baixa emissão de carbono, eficiência de recursos e inclusão social.{/xtypo_rounded2}

Veja aqui a programação do Mês do Meio Ambiente

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter