Ministro Juca Ferreira é condecorado com a Ordem da Estrela do Acre

O ministro foi condecorado com a Ordem da Estrela do Acre Grau Grão-Cruz, a mais alta distinção concedida pelo Estado (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
Ministro foi condecorado com a Ordem da Estrela do Acre Grau Grão-Cruz, a mais alta distinção concedida pelo Estado (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Para cumprir diversas agendas na área da cultura no Acre, o ministro Juca Ferreira chegou a Rio Branco, nesta quinta-feira, 12. Ele foi recebido na Casa Civil pelo governador Tião Viana e pelo prefeito Marcus Alexandre. Após a primeira agenda, a comitiva ministerial seguiu para a Biblioteca Pública, onde Ferreira teve um encontro com a classe artística da capital e foi condecorado pelo governo com a Ordem da Estrela do Acre Grau Grão-Cruz.

A homenagem à Juca Ferreira foi precedida por uma apresentação feita pelo grupo Axé Capoeira (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
A homenagem a Juca Ferreira foi precedida por uma apresentação feita pelo grupo Axé Capoeira (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

A homenagem a Juca Ferreira foi precedida por uma apresentação feita pelo grupo Axé Capoeira, que representou os grupos artísticos culturais de Rio Branco.

Tião Viana destacou que a honraria é concedida ao ministro em forma de reconhecimento do povo acreano por sua contribuição com o Estado, com suas causas e história.

“Esta homenagem não é do governo apenas, mas do povo acreano, a uma pessoa que sente, vive e compartilha o sentimento da cultura. Que vai ao Cacimbão da Capoeira e aos Ashaninkas mais de uma vez, além de apoiar o movimento do cinema e do teatro e ser solidário ao nosso estado”, declarou.

O ministro agradeceu e comentou o significado da honraria para seu ministério. “Essa homenagem é para mim muito significativa. O Acre é uma lição que ainda não foi dada para o Brasil, e precisa ser dada para nos ajudar a vencer a crise”, disse Ferreira.

TEIA Indígena no Acre: pioneirismo e inovação

Karla falou da previsão de investimentos para o ano que vem (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Karla falou da previsão de investimentos para o ano que vem (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Juca Ferreira seguiu para Marechal Thaumaturgo, onde inaugura um Centro Cultural para os Povos Ashaninkas e lança a primeira TEIA nacional dos pontos de cultura indígena, sendo o Acre o primeiro estado brasileiro a iniciar o projeto.

“Os índios estarão conectados com tecnologias contemporâneas num projeto voltado para a sustentabilidade. É o Acre na frente, nessas ações voltadas para a cultura indígena”, destacou Ivana Bentes, chefe da Secretaria de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura (MinC).

A diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, acompanha a equipe ministerial ao município e destaca as perspectivas de avanços da cultura no Acre. “Ano que vem temos a previsão de um investimento de R$ 6 milhões para o Acre. Obrigada pelo apoio, proximidade e dedicação do MinC com a cultura em nosso estado”, agradeceu Karla.

Fortalecimento da Cultura no Acre

Após entregar ao ministro, o diploma que complementa a honraria, o prefeito Marcus Alexandre comentou o edital lançado recentemente pela prefeitura, disponibilizando recursos para o movimento cultural.

“Reafirmamos nosso compromisso com a cultura. Rio Branco sedia agora de 22 a 28 de novembro o festival de Cinema de Fronteira, quando receberemos artistas do Peru, Bolívia e diversas regiões do Brasil”, contou o prefeito.

Tião Viana parabenizou a prefeitura pelo esforço em conseguir lançar o edital, e fez mais um anúncio ao ministro.

“Vamos a partir das primeiras contas abertas de 2016, construir e preencher os R$ 10 milhões do Fundo Estadual de Cultura, e lançaremos na próxima semana o edital”, congratulou Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter