Agentes penitenciários realizam testes de aptidão física

Testes serão feitos em todos os municípios do Acre (Foto: Caroline Nunes/Iapen)

Testes serão feitos em todos os municípios do Acre (Foto: Caroline Nunes/Iapen)

Corrida, barra, flexão e abdominal foram os primeiros exercícios realizados pelos agentes penitenciários na manha desta quinta-feira, 24, na pista de corrida do ginásio do Sesi, em Rio Branco. As avaliações físicas serão feitas também em outros municípios do Estado e são pré-requisito para o curso de intervenção rápida em recinto carcerário, entre os dias 18 e 26 de junho, em Brasília. O curso é promovido pela escola penitenciária do Distrito Federal e Diretoria de Operações Especiais (Depoe), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Serão realizadas duas etapas distintas – primeiro a aplicação do teste de aptidão física (TAF), que acontece em dois dias, sendo hoje os testes em solo e amanhã, em piscina. A segunda etapa serão as aulas do curso, que objetiva a formação dos servidores para atuarem diretamente na solução de conflitos que possam ocorrer no interior dos estabelecimentos prisionais. Do Acre, participarão do curso oito agentes penitenciários – quatro por meio do processo seletivo via TAF e os demais por convite do Depoe.

Para o diretor do Iapen, Dirceu Augusto Silva, o trabalho dentro dos presídios é um desafio diário que cada servidor se comprometeu a partir da data de posse no instituto, e para tanto, são necessários muita dedicação, doação e conhecimento. “Parcerias como essa com o Depoe dão ao servidor a parte profissional de que os agentes precisam para quando ele se envolver em situações de enfretamento de crises, rebeliões ou outras situações que necessitam de respostas e conhecimentos técnicos, haja a resolução desses conflitos”, enfatizou o diretor.

O agente penitenciário Kiuly Daniel, um dos convidados pelo Depoe devido ao vasto número de cursos realizados na área de segurança, diz acreditar em uma nova era para o sistema penitenciário no Estado. “Oportunidades como essa são um destaque na qualificação profissional dos agentes, principalmente porque será ministrado por uma instituição que é referência no Brasil. Precisamos nos capacitar regularmente para a melhoria do desempenho de nossas funções. O Iapen inicia hoje uma nova história com a viabilização deste curso”, declarou Daniel.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter