Segurança Pública realiza vistoria em três penitenciárias do estado

Varredura em três unidades da capital e interior resultou na apreensão de 80 celulares (Foto: Cedida)
Varredura em três unidades da capital e interior resultou na apreensão de 80 celulares (Foto: Cedida)

As polícias Civil e Militar e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) realizaram uma revista no Complexo Penitenciário de Rio Branco e também nas unidades de Senador Guiomard e Sena Madureira.

A ação foi realizada nesta segunda-feira, 26. Ao todo, foram apreendidos 80 celulares e 37 carregadores, além de armas artesanais e entorpecentes.

“O objetivo é saturarmos as unidades penitenciárias, dando continuidade às ações que foram planejadas durante a semana de crise. Temos que tirar de circulação tudo aquilo que liga quem está detido a quem está fora dos presídios, para cessar a comunicação e reduzir a possibilidade de qualquer tipo de comando”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

Acompanhado do secretário, o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, também reforçou que as revistas surpresas vão continuar e serão cada vez mais constantes dentro das unidades.

“Estamos intensificando as ações de revistas para conseguirmos apurar como isso tem ocorrido. Hoje, há como possibilidades, entre outras, por meio de visitantes ou de servidores. Mas ainda não podemos confirmar qual é a principal delas. Vamos instalar câmeras de monitoramento dentro das unidades. Só após isso teremos como identificar de que forma têm entrado esses ilícitos”, disse o diretor-presidente do Iapen.

Hessel explicou ainda que está previsto para chegar até o fim de novembro um raio-x para a maior penitenciária do estado, além de doze pórticos detectores de metais [iguais aos de aeroportos], 34 banquetas e 69 raquetes, também com detectores, para todas as unidades da capital e interior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter