Governador recebe extrativistas do Icuriã e atende reivindicações da comunidade

Um grupo de extrativistas da Reserva Chico Mendes, em Assis Brasil, foram recebidos no Gabinete Civil, a convite do governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Um grupo de extrativistas da Reserva Chico Mendes, em Assis Brasil, foi recebido no Gabinete Civil, a convite do governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Aos 72 anos, João Batista de Araújo, o “Seu Doca”, do seringal Icuriã, nunca havia sentando com um governador para discutir ações de governo. Ainda mais na posição privilegiada que ocupou: porta voz de uma comunidade que teve todas as reinvindicações atendidas ou encaminhadas. Ele e um grupo de extrativistas da Reserva Chico Mendes, em Assis Brasil, foram recebidos no Gabinete Civil, a convite do governador Tião Viana.

Durante a campanha para governo, Tião Viana visitou a comunidade – a exemplo do irmão, Jorge Viana, que foi o primeiro governador a visitar o Icuriã – e almoçou com os extrativistas. Prometeu que, se ganhasse, um grupo almoçaria com ele. A promessa se cumpriu nesta segunda-feira. “Eu nunca vi isso não. Tenho 59 anos e nunca tinha vindo assim no gabinete do governador para falar com ele. Antes do Jorge a gente só conhecia os candidatos por fotografia, e depois de eleito ele voltou lá duas vezes. O Tião também foi e agora nós viemos aqui. Para nós isso é uma honra muito grande”, disse Antônio Teixeira.

Leia mais

Depasa realiza obras para fornecer água tratada em Epitaciolândia, Acrelândia e Comunidade Icuriã

Água para o Icuriã

Saúde Itinerante realiza atendimento na comunidade do Icuriã

Abertura de ramal tira comunidade do Icuriã do isolamento

O ramal de 72 quilômetros que dá acesso à comunidade do Icuriã representa a maior dificuldade dos moradores. Com acesso praticamente limitado ao verão, mesmo com as sucessivas intervenções do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), ainda oferece problemas de tráfego, principalmente por conta do tipo de solo da região. O governador Tião Viana garantiu que as máquinas entrarão novamente no ramal e que a ponte da comunidade São Pedro já está em licitação, com obras previstas para se iniciarem na segunda metade de junho.

Um lote de ovelhas será encaminhado para os produtores, que também farão o curso para aprender a lidar com os animais. Ainda dentro das políticas de produção, serão construídos três açudes de uso comunitário. “Nós gostamos muito desse programa do governo, mas seria muito difícil atravessar as máquinas até o outro lado do rio para fazer açudes para quem mora lá. E a gente entende que a melhor saída é fazer açudes comunitários, a fim de que todos possam se beneficiar”, disse “Seu Doca”, dando um exemplo de vida em comunidade.

O governador Tião Viana também se comprometeu em buscar uma solução para o problema que a comunidade enfrenta em relação ao transporte para a cidade e agilizar a expansão do programa Luz para Todos, que já atende parte das famílias que moram no seringal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter