Uma das equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) se reuniu nesta semana com os pais dos alunos que iniciaram a formação da primeira turma na Escola Municipal Chico Mendes, no bairro Santa Inês.
Foi apresentado o material que será usado no projeto da Polícia Militar do Acre (Pmac), bem como a metodologia aplicada e como cada um deles poderá auxiliar na formação das crianças. As reuniões serão no início e no fim de cada semestre.
A diretora da escola, Suzulei Lafuente, falou aos pais sobre a importância dessa parceria. “Vocês irão até estranhar os puxões de orelha, uma vez ou outra, quando as crianças os virem tomando uma cerveja ou fumando um cigarro, mas perceberão que esse é o melhor tipo de consciência social que eles aprenderão na escola.”
A própria pedagoga tem um filho formado no projeto e comenta que ele se orgulha muito do diploma e dos materiais do Leão, o mascote nacional do programa.
O sargento Leandro Filho, que há anos compõe a equipe do Proerd, comentou que é comum os alunos que participam das instruções terem vontade de se tornar policiais ou bombeiros. “No trabalho do Proerd, os beneficiados são sempre as crianças”, ratifica.
Mônica Antônia da Costa, mãe de Cauã, de 10 anos, diz que o filho já afirma estar empolgado e que quando crescer pretende ser policial. Há duas semanas, Cauã é um dos 72 estudantes que frequentam as aulas ministradas pelo sargento João Nascimento.
Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas é um projeto nacional, executado no Brasil pelas polícias militares de cada estado. Presente no Acre desde o ano 2000, o programa já atendeu mais de 126 mil crianças.