Programa de Recuperação de Ramais chega ao Moreno Maia

O Programa de Ramais irá realizar o melhoramento em mais de cinco mil quilômetros de estradas vicinais em todo o Estado, em 21 municípios acreanos (Foto: Stalin Melo/Deracre)

O Programa de Ramais irá realizar o melhoramento em mais de cinco mil quilômetros de estradas vicinais em todo o Estado, em 21 municípios acreanos (Foto: Stalin Melo/Deracre)

Conversar e ouvir as sugestões de moradores e produtores. Essa tem sido a tônica das reuniões realizadas pelo diretor do Deracre, Marcus Alexandre, na apresentação do Programa de Recuperação de Ramais. Ontem, ele foi ao Projeto de Assentamento (PA) Moreno Maia para anunciar os benefícios que serão realizados naquela comunidade.

O Programa de Ramais irá realizar o melhoramento em mais de cinco mil quilômetros de estradas vicinais em todo o Estado, em 21 municípios acreanos, num total de investimentos que chegará a R$ 31 milhões e mobilizará 480 equipamentos em todo o Estado.

No Projeto Moreno Maia, além do Ramal Três Palhetas, um compromisso que havia sido firmado desde o ano passado com os moradores, serão realizados também melhoramentos em

Leia Mais

Programa de Recuperação de ramais chega ao Projeto de Assentamento Itamaraty

Governo lança frente de recuperação de ramais para facilitar escoamento de produção

Governo vai investir R$ 31 milhões na manutenção de ramais

vários outros ramais da localidade. Na reunião com os moradores, Marcus Alexandre explicou o que seria realizado na comunidade.

Além dos ramais, o diretor do Deracre também fez o anúncio de uma balsa, outro compromisso assumido para atender os moradores que precisam escoar a produção pelo Riozinho do Rôla. A balsa servirá para fazer a travessia até o Ramal do Benfica, e a associação dos produtores ficará responsável pela política de uso do material.

“Essa balsa se tornou possível para essa comunidade porque encostamos todas as balsas que serviam para fazer a travessia dos rios na BR-364. Fizemos uma reforma para entregá-la em boas condições de uso para os produtores”, explicou Marcus Alexandre.

Além do melhoramento dos ramais e do piçarramento em diversos trechos, o Deracre também irá colocar 14 linhas de bueiros, o que garantirá o tráfego de veículos pela linha principal do Moreno Maia durante o ano todo.

Uma outra novidade anunciada por Marcus Alexandre durante a reunião com os moradores foi uma patrulha mecanizada que ficará à disposição dos produtores o ano inteiro. “Bem diferente de anos anteriores, quando a patrol terminava o serviço em outros ramais para depois chegar aqui ao Moreno Maia. Agora, não, ficará aqui até o fim do verão”, anunciou.

Fim do sofrimento

Seu Luiz Rosa de Lima, morador do Moreno Maia, satisfeito com as ações do Governo do Estado (Foto: Stalin Melo/Deracre)

Luiz Rosa de Lima, morador do Moreno Maia, satisfeito com as ações do governo do Estado (Foto: Stalin Melo/Deracre)

Os moradores do Projeto de Assentamento (PA) Moreno Maia comparecem em peso à reunião que foi realizada na Escola Nova Esperança, que oferece, além do ensino fundamental, também ensino médio de qualidade aos jovens da comunidade.

Entre os mais animados estava Luiz Rosa de Lima. Aos 71 anos de idade, 15 dos quais no Moreno Maia, ele disse que está feliz e animado com o anúncio da recuperação dos ramais. Morador do Ramal do Bigode, ele produz de tudo um pouco – desde banana e milho até arroz.

“E tudo eu vendo na cidade e para os moradores daqui também. Com essa linha principal que vai ser melhorada, vamos poder trabalhar e ter onde vender nossas coisas”, faz questão dizer.

Barro Alto também será beneficiado

Além do Moreno Maia, os moradores e produtores do Projeto de Assentamento (PA) Barro Alto também serão beneficiados com o Programa de Recuperação de Ramais que está sendo lançado este mês pelo governo do Estado através do Deracre.

Além do ramais, Marcus Alexandre garantiu, em uma reunião com a comunidade realizada na tarde desta segunda-feira, 7, a recuperação de quatro pontes (uma inclusive sobre o Caipora) e mais 10 linhas de bueiros que serão disponibilizadas somente para o Barro Alto.

E não é apenas isso. O governador Tião Viana, juntamente com o superintendente regional do Incra, Thaumaturgo Neto, esteve na semana passada em Brasília tentando a liberação de mais recursos para garantir o piçarramento de ramais. “Isso sem falar o que já está garantido dentro do Orçamento”, disse Marcus Alexandre.

“Quando falamos em ramais, estamos falando em desafios. E o nosso é aproveitar o máximo o verão para que possamos fazer o melhoramento na maior quantidade deles. Para isso, uma patrulha mecanizada ficará aqui no Barro Alto até o fim do verão”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter