O Parque do Remanso, em Cruzeiro do Sul, chega à fase final da primeira etapa das obras, com a pavimentação e implantação de bueiros em trechos das ruas Goiás, Pará, Floriano Peixoto e Paraná. Segundo o encarregado pela pavimentação, Valdeci Tanata de Souza, o serviço ficará pronto até o fim do mês.
Ao longo dos anos, a área dos bairros Remanso e Telégrafo teve ocupação irregular sobre um igarapé, submetendo as famílias ali radicadas a muitas dificuldades, especialmente no período chuvoso.
O governo do Estado resolveu intervir, transformando a área num imenso parque com área de 22 hectares, investindo R$ 13 milhões. Para isso, muitas famílias foram indenizadas e migraram para locais seguros.
Com terraplenagem, pavimentação, meio-fio, macrodrenagem e implantação de esgotamento sanitário e rede de abastecimento, a primeira parte das obras do parque está sendo finalizada.
Para a segunda fase, está prevista a implantação da sinalização, paisagismo e equipamentos culturais, como áreas de lazer e ginástica, playgrounds, lanchonetes, anfiteatro, quadra poliesportiva e de vôlei de areia, campo de futebol de areia e iluminação. As obras irão beneficiar mais de duas mil famílias com saneamento básico, lazer e cidadania.
A comerciante Rosa da Cruz está gostando do serviço: “Está bom, está ficando bonito, o pessoal dessa rua sempre reclamava com a invasão da água da chuva”, afirma.
O público Evilásio Lopes conta que mora há dez anos no bairro e muitas vezes, para sair de casa, tinha que proteger os pés com sacolas plásticas: “Já melhorou, e quando o parque estiver pronto, vai ficar muito bom”.