O governador Tião Viana esteve novamente em Brasília nesta sexta-feira, 9, para tratar da liberação de recursos para as áreas da saúde, do saneamento básico, do esgotamento sanitário, da habitação e de urbanização para a capital e municípios do interior do estado.
Acompanhado do secretário de Saúde, Armando Melo, e da representante do governo em Brasília, Gleycy Lamoglia, o governador se encontrou pela manhã com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro, com quem tratou de diversos assuntos do setor.
Tião Viana, o secretário e a representante trataram com Marcelo Castro da liberação de R$ 6,8 milhões para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
Também discutiram a liberação de outros recursos destinados à aquisição de novos equipamentos, principalmente de rádio-imagem, para o Hospital do Into e para prosseguir com as obras de construção do Hospital Regional de Brasileia. Além disso, solicitaram ao ministro a habilitação do serviço de nefrologia do Hospital Regional do Juruá.
Com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, o governador e a representante do estado na capital federal trataram à tarde da liberação de recursos para obras executadas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e pelas secretarias de Habitação e de Obras Públicas.
Para o Depasa, os recursos se destinam às obras da Estação de Tratamento de Esgoto dos bairros São Francisco e Conquista, à implantação do sistema de esgotamento sanitário da Cidade do Povo e à drenagem e manejo ambiental para controle da malária de Rodrigues Alves, vizinho de Cruzeiro do Sul.
Para a Secretaria de Habitação, o governador Tião Viana e Gleycy Lamoglia trataram da liberação de recursos para as obras de urbanização e macrodrenagem no bairro da Nova Estação, para saneamento integrado e urbanização do bairro da Conquista e para a urbanização e construção de 110 unidades habitacionais no bairro Cafezal, em Sena Madureira.
E para a Secretaria de Obras, o governador e a representante trataram com Maurício Muniz e sua equipe de recursos para saneamento integrado nos bairros da Glória, João Eduardo, Pista, Habitasa e Cadeia Velha. Eles também falaram das obras de urbanização dos bairros Habitasa e Cadeia Velha.