Pelo menos 700 quilômetros de ramais devem ser recuperados em Brasileia e Xapuri, regional do Alto Acre, no programa de recuperação de ramais 2012. Os detalhes para a realização dos trabalhos foram discutidos nesta quinta-feira, 26, com lideranças rurais, prefeitos e o secretário de Produção Familiar, Lourival Marques.
O trabalho começa agora no próximo mês de maio e será feito pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), em parceria com as prefeituras, e nos assentamento, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Vamos aproveitar o verão para as obras e dessa forma facilitar o escoamento da produção rural”, declarou o secretário Lourival Marques. Além da terraplanagem, também serão realizados os trabalhos de recuperação de pontes e bueiros.
O programa de recuperação de ramais será lançado oficialmente no dia 1º de maio pelo governador Tião Viana. Estão previstos investimentos de R$ 31 milhões e 480 equipamentos para recuperar mais de cinco mil quilômetros de ramais em 20 municípios acreanos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, Rosildo Rodrigues de Freitas, afirma que as expectativas dos produtores foram atendidas, mas o mais importante é a disponibilidade do governo do Estado em fazer a gestão dos recursos disponíveis para o trabalho de recuperação de ramais de forma compartilhada. “A cada ano as demandas vão sendo menores porque o serviço está sendo feito, e bem feito”, garante.
Segundo Lourival Marques, serão beneficiados mais de 700 quilômetros de ramais em Brasileia e Xapuri também com a construção de pontes e bueiros. O governo disponibiliza, além de óleo diesel, máquinas e equipamentos.
A prefeita de Brasileia, Leila Galvão, disse que está satisfeita com o resultado da reunião com as lideranças rurais. “Serão quase 500 quilômetros de ramais sendo beneficiados com o programa, e isso é importante para o setor produtivo de nosso município”, explica.
Lourival Marques lembra que são as comunidades de cada município que decidem a prioridade das obras. “Estamos realizando reuniões nos 20 municípios com a participação das prefeituras, do governo e das lideranças rurais, para que a gente tenha a relação em cada município dos ramais em que vamos trabalhar”, explicou.
Segundo Lourival Marques, essa é uma determinação do governador Tião Viana de discutir a recuperação dos ramais com os movimentos populares. “As pessoas que vivem na localidade é que sabem onde é necessária a intervenção. A antecipação do início das obras vai garantir que se faça mais e com mais qualidade”, disse.