Em dezembro do ano passado, o coordenador do comitê gestor do Programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, andou pelas ruas do bairro Ayrton Senna e constatou a situação de todas elas. Imediatamente, determinou o levantamento das necessidades da comunidade e autorizou a elaboração do projeto para a pavimentação de todas as ruas.
Nesta quinta-feira, 26, Marcus Alexandre voltou a se reunir com os moradores para informar que as máquinas já estão trabalhando. Ao todo, serão 22 ruas pavimentadas, num total de 4,3 quilômetros de benefícios que serão levados à população. Além da pavimentação, todas as ruas, onde for o caso, receberão redes de água, de esgoto e drenagem.
O programa Ruas do Povo foi lançado em março do ano passado pelo governador Tião Viana e pretende pavimentar, somente em Rio Branco, 2.020 ruas. O comitê gestor, formado pelo Deracre, Depasa e Emurb, tem a função de fiscalizar o andamento dos trabalhos. Nesse momento, além do Ayrton Senna, já há máquinas trabalhando no Ilson Ribeiro, no Waldemar Maciel, no Alto Alegre, no Montanhês e no Jorge Lavocat.
Até o mês de junho, de acordo com Marcus Alexandre, a previsão é de que as obras de pavimentação estejam acontecendo em 51 bairros da cidade. A meta, somente para este ano, é pavimentar 1.205 ruas. No Ayrton Senna, o primeiro trabalho que está sendo realizado é na limpeza imediata das ruas para garantir o acesso da população. Na reunião com os moradores, Marcus Alexandre voltou a pedir humildade de toda a equipe técnica que estará trabalhando no bairro para ouvir as necessidades e demandas dos moradores. Pediu também cuidado com as crianças. “Temos que fazer a melhor obra dentro do menor espaço de tempo”, disse.
A empresa que fará os serviços de infraestrutura no bairro é a Emot Serviços e Construções Ltda., e a determinação do governador Tião Viana, juntamente com o prefeito Raimundo Angelim, é de que as obras sejam concluídas até o fim do verão deste ano.
O programa Ruas do Povo, além de levar diversos benefícios à comunidade, gera emprego e renda à população. A orientação do governador Tião Viana é de que toda a mão de obra de que a empresa responsável necessitar, e quando for possível, tem que vir da própria comunidade. É uma forma de garantir que parte dos recursos aplicados permaneça e circule no próprio bairro.
“É uma orientação do governador Tião Viana e também do prefeito Raimundo Angelim para que se possa gerar emprego e renda para a própria comunidade”, faz questão de afirmar Marcus Alexandre.