Senador e deputados federais pedem ajuda para combater criminosos no Acre

seg
Bancada federal soma esforços junto ao governo do Estado para fortalecer a segurança pública e combater as ações criminosas (Foto: Cedida)

A bancada federal do Acre em Brasília, representada pelos deputados federais Raimundo Angelim, Léo de Brito, Sibá Machado, César Messias e Alan Rick Miranda, soma esforços junto ao governo do Estado e autoridades federais para fortalecer a segurança pública e combater as ações criminosas que ocorrem em Rio Branco desde a terça-feira, 6. O senador Jorge Viana também está agindo e buscando soluções para o caso, levando as ocorrências ao debate na tribuna do Plenário.

“Todos temos responsabilidades, e numa hora dessas temos que estar juntos. Daqui de Brasília estou intensamente envolvido em dar apoio e suporte para as medidas do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre, atuando junto às autoridades federais”, declarou o senador Jorge Viana.

O deputado federal César Messias lembrou que o problema da segurança pública não é uma exclusividade do Acre, acontece no Brasil inteiro, mas o governo do Estado e as forças de segurança estão dando uma resposta rápida na intervenção.

“Nós, no Congresso Nacional, temos que contribuir para o fim desse problema com a criação de leis mais duras, que combatam o crime e reduzam a impunidade. Mas também é necessário garantir investimentos para programas sociais e de inclusão”, declarou o parlamentar.

Apoio do Ministério da Justiça

Léo de Brito ressaltou que a união estratégica dos parlamentares têm possibilitado intervenções junto ao Ministério da Justiça, que mantém a presença da Força Nacional no Acre.

“Estamos acompanhando com muita atenção essa delicada situação do Acre, sempre em contato com o governador Tião Viana e o secretário de Segurança Pública do Estado. Acredito que as providências que vêm sendo tomadas pelo governo são as mais acertadas”, pontuou o parlamentar.

O deputado Alan Rick Miranda contou que já houve um trabalho antecipado que culminou com a pré-aprovação de uma emenda junto ao MJ para a criação de um Laboratório de Análise da Violência – iniciativa fundamental que visa aprimorar os serviços de inteligência das polícias, melhorar as demandas de investigação e o levantamento da mancha criminal.

“Nós trouxemos aqui em Brasília, no Ministério da Justiça, não só essa demanda, mas buscamos outras que visam consolidar um modelo de segurança pública no Acre e que seja padrão para o Brasil”, comentou Miranda.

Em defesa da ordem pública

O governador Tião Viana garantiu que toda a equipe de segurança se mantém firme, com um trabalho de defesa intransigente das polícias para manter a ordem pública e a força constitucional do Estado.

O deputado federal Sibá Machado reforçou que a bancada federal se mantém solidária ao governo e a todas as autoridades que estão empenhadas em garantir a segurança da população.

“Aqui no Congresso Nacional já conversamos com vários companheiros da nossa bancada e estamos acompanhando as discussões e negociações para o apoio do governo federal, indispensável neste momento”, contou o parlamentar.

Angelim também comentou sobre as medidas que estão sendo implementadas pela segurança pública, que enfrenta com firmeza e determinação as organizações criminosas e os atos de vandalismo condenáveis e repudiáveis.

“O apoio do governo federal tem sido fundamental no atendimento às demandas do governo do Acre. Manifesto plena confiança nas ações desencadeadas sob a coordenação do governador Tião Viana, e estou ao inteiro dispor para contribuir com os encaminhamentos necessários ao combate desses atos repugnáveis”, afirmou Angelim.

Apoio do Ministério da Defesa

A assessora do Ministério da Defesa Perpétua Almeida também mantém forte intervenção junto ao ministro Aldo Rebelo no trabalho de articulação e cooperação para o Acre. “Estou acompanhando de perto as ações conjuntas de nossas instituições. O governador Tião Viana tem tido pulso firme e mão forte, e é assim que tem de ser”, postou a assessora nas redes sociais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter