O governo do Estado, por meio do Departamento de Saneamento de Rio Branco, deu início às obras de reparos emergenciais nas redes coletoras de esgoto do Primeiro Distrito. Os trabalhos estão sendo executados com o apoio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sensur). O intuito é atender todos os bairros da capital.
Mocinha Magalhães foi um dos primeiros bairros a receber obras de reparo na tubulação, desobstrução do ramal predial e da rede coletora de esgoto, esgotamento e limpeza dos poços de visita. “O trabalho que está sendo feito é muito importante para nós, porque toda vez que chovia entupia o esgoto, alagava a rua e até o quintal”, ressaltou Iliandro, morador da Rua Caju.
De acordo com o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, os serviços serão estendidos, em breve, ao Segundo Distrito. “Estamos reestruturando as equipes que realizam conserto nas redes de esgotamento sanitário. Atualmente temos apenas uma, mas estamos aumentando para cinco equipes”, informou.
Atitude cidadã faz toda a diferença
Além dos consertos e reparos, a equipe em campo está notificando imóveis que despejam esgoto nas redes de drenagem ou fazem ligações domiciliares irregulares. Com o sistema irregular, o esgoto não alcança a rede coletora para ser bombeado até a estação de tratamento. Nesse caso, é importante que o morador informe o Depasa Rio Branco todas as dificuldades, para que os técnicos possam avaliar a situação e solucionar os problemas nas redes de esgoto.
Durante a operação, também foi possível destacar que o problema mais frequente é a falta de cuidado em armazenar o lixo doméstico. O lixo descartado nas ruas (sacos plásticos, garrafas, embalagens e outros) chega às redes, entope os tubos, impede a passagem do esgoto e ocasiona rupturas no sistema. O cidadão pode evitar maiores estragos nas redes de esgoto com medidas simples, como armazenar corretamente o lixo e descartá-lo na lixeira.