Oficina debate informações sobre águas subterrâneas no Acre

Nesta fase, os técnicos vão conhecer o Sistema Nacional de Águas Subterrâneas da ANA (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Nesta fase, os técnicos vão conhecer o Sistema Nacional de Águas Subterrâneas da ANA (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Nesta terça-feira, 22, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) participam de oficina de compartilhamento de informações sobre água subterrânea.

A capacitação é parte do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), que foi firmado entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Acre a fim de promover o uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, sobretudo em bacias compartilhadas.

A orientadora da oficina, Letícia Lemos, especialista em recursos hídricos da ANA, explica que o Progestão prevê o cumprimento de metas, entre elas o compartilhamento de informações sobre as reservas de água subterrânea do estado.

“Dentro do pacto, os órgãos estaduais precisam cumprir algumas metas, e nós já estamos avançando nas etapas. Ano passado, começamos com a coleta de algumas informações básicas, e hoje vou apresentar o Programa Nacional e a Agenda de Águas Subterrâneas, bem o sistema de informações que será alimentado por esses órgãos”, disse.

O IMC e a Sema realizam a gestão compartilhada do pacto, e em parceria com os demais órgãos que atuam no programa, realizam o monitoramento e o compartilhamento de informações.

“Essas agendas, em parceria com a ANA, fortalecem a gestão de recursos hídricos no estado, com foco nas atividades relativas a eventos naturais, ação de outorga, comando e controle”, explicou a coordenadora do Progestão, Vera Reis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter