![A aula foi ministra pela coordenadora do ensino médio da SEE, Nayra Colombo (Foto: Celis Fabrícia/SEE)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/DSC_0008-580x384.jpg)
Alunos de escolas da rede pública e membros da comunidade em geral participaram, no sábado, 19, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), do aulão preparatório de redação para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Foram abordados conteúdos de maneira a levar o estudante a refletir sobre o tema da redação. Casos concretos de erros e incoerências foram apresentados.
As competências necessárias para o bom desempenho do candidato foram relembradas. Entre elas, norma culta, tipo de texto, que deve ser dissertativo-argumentativo, coerência, coesão textual e a proposta de intervenção respeitando os direitos humanos. “Como a pontuação da redação é muita alta, estamos trabalhando todas as competências para que o estudante tire mil pontos”, enfatizou Nayra Colombo, coordenadora do Pré-Enem.
Carlos Eduardo de Oliveira Pinheiro, 17, é aluno do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB). O estudante lembra que mais de 500 mil alunos tiraram nota zero na redação e, por isso, a preparação é tão importante. “Ajuda a gente a rever o assunto, pensar sobre os temas da redação para não fugir do assunto e ter um desenvolvimento melhor”, pontuou.
Andressa Lima, 17, também aluna do CEBRB, diz que a redação é um dos maiores desafios. “Principalmente conhecer os critérios que serão usados pelo Enem para avaliar, considero muito importante”, destacou.
Escolas da rede pública participam da iniciativa
![Alunos relembraram as competências necessárias para o bom desempenho na redação](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/DSC_9967-580x384.jpg)
Há escolas que adotaram as oficinas do sexto tempo como estratégia para melhor preparação dos alunos para o Enem. Os estudantes ficam um horário a mais em sala de aula estudando conteúdos específicos.
Professores que desenvolvem essa atividade também tiverem o reforço no sábado. É o caso de Maria do Livramento que trouxe suas turmas para o aulão na SEE. A professora explicou que, como nem todos os alunos podem participar da oficina, foram convidados também como reposição de aula. “Hoje foi uma aula diferente. É muito produtivo para eles, que estão participando e interagindo”, compartilhou.
E o próximo aulão já tem tema. A arte de amar. Um projeto interdisciplinar da Escola José Ribamar Batista (EJORB), que envolve as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, da natureza e matemática e suas tecnologias. A aula será realizada no dia 26 deste mês, das 8 às 11 horas, no auditório da SEE.