O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), em Rio Branco, já realizou mais de 2.700 atendimentos em menos de um mês de inaugurado.
Em media são realizados cerca de 200 exames por dia, como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e Raios-X, por exemplo. O CDI funciona de segunda a sábado, a partir das 7 horas, sem intervalo para almoço, encerrando as atividades às 18 horas.
“Aqui no CDI o fluxo é bem grande, pois estamos atendendo pessoas de todas as unidades de saúde do estado, desde que o paciente esteja com o encaminhamento médico em mãos. O objetivo é descentralizar os procedimentos de exames de imagens do Hospital das Clínicas, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, e Unidades de Pronto Atendimento”, informou Rayane de Matos, subgerente do CDI.
A dona de casa Edileuda Mendonça diz que abertura do CDI foi muita importante para quem aguardava por esses exames. “Aqui o atendimento é muito rápido, conseguimos realizar todos os exames sem demora. Os atendentes são educados e prestativos, não ficamos muito tempo esperando.”
Para oferecer mais agilidade e comodidade aos pacientes, a Central de Regulação do Estado entra em contato, por telefone, com aqueles que estão com agendamento para esses exames no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, informando o dia e a hora do atendimento.