Um importante canal de comunicação entre o cidadão e o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo implantado a partir desta sexta-feira, 30. Em caráter experimental, a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde inicia as atividades nesta etapa com atendimento de demandas por telefone, e-mail e cartas acatando aos critérios estabelecidos para o Nível 1, de âmbito central e funcionamento na sede da secretaria. Com a missão de fortalecer as diretrizes do SUS para melhorar a prestação de serviços, a ouvidoria tem a atribuição de receber denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios e encaminhar essas demandas aos setores responsáveis.
O desafio é garantir que as respostas às questões relacionadas ao SUS em todas as esferas de governo apresentadas sejam devolvidas à população. Para encaminhar uma demanda à ouvidoria é necessário se identificar por meio de endereço, número de telefone ou e-mail, mas a identidade é preservada e o usuário pode inclusive solicitar sigilo. São três os níveis de classificação: baixa, média e alta prioridade. “A ouvidoria será uma importante ferramenta que auxilia o gestor na melhoria do atendimento. Ela faz um controle social com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço. Todos lucram”, diz Fátima Vieira de Melo, servidora da Sesacre nomeada ouvidora do Estado.
Criada por meio de decreto do governador Tião Viana, a ouvidoria está em fase final de capacitação dos servidores. Até o fim de abril, deverá iniciar o atendimento presencial no andar térreo do prédio da Sesacre. Por enquanto, a população poderá contribuir participando com sugestões, reclamações, solicitações e elogios pelo número 0800 647 0404. As demandas podem ser encaminhadas para o e-mail ouvidoria.sesacresus@ac.gov.br ou por carta endereçada à Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde – Rua Benjamim Constant, 830 – Centro – Rio Branco/AC – CEP: 69900-064.