IDM promove capacitação de docentes para a Escola Técnica em Saúde

Coordenadores de curso e mediadores participaram da capacitação (Foto: Assessoria IDM)
Coordenadores de curso e mediadores participaram da capacitação (Foto: Assessoria IDM)

Coordenadores de curso e mediadores participaram da capacitação (Foto: Assessoria IDM)

De 15 a 23 deste mês, a área de Aprendizagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, ligada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), realizou o primeiro encontro pedagógico de 2012 com o tema Teorias e Fazeres.

O encontro tem como propósito ampliar o compartilhamento de informações que sustenta a prática pedagógica, vivenciar as equipes funcionais no contexto escolar e desenvolver a mediação da aprendizagem na perspectiva da Metodologia da Problematização, rever os instrumentos de registro do processo ensino-aprendizagem e realizar o planejamento das atividades a serem mediadas.

Cerca de vinte profissionais da área da saúde, entre os quais coordenadores de cursos e mediadores de aprendizagem, participaram das atividades.

Para a coordenadora de aprendizagem da escola, Arteme Vasconcelos, o encontro foi muito bom. “Nós redirecionamos o planejamento e refizemos as nossas ações. Essa troca faz com que a gente dê sequência às atividades, realizando um feedback das problemáticas, questionamentos e anseios.São momentos em que se tem a possibilidade de expressar e buscar soluções, com um diálogo aberto”, definiu.

A mediadora do Curso Auxiliar em Saúde Bucal, Raquel B. Agne Farinatti, disse que era a primeira vez que participava de uma capacitação pedagógica. “A metodologia utilizada pela escola foi bem explanada, houve a interação com os outros mediadores e a abertura de espaço para que as dificuldades fossem expostas, e junto com a Coordenação de Aprendizagem surgiram soluções e encaminhamentos. Assim, vejo o encontro como um elemento importante para enriquecer as atividades de ensino: preparar o conteúdo a gente até sabe, mas não tinha o domínio da didática para executar a metodologia da problematização executada pela escola”, argumentou Raquel.

Para a coordenadora geral da escola, Anna Abreu, uma das atividades mais importantes em uma escola é o planejamento das atividades pedagógicas. “É nesse momento, de ouvir e idealizar, que uma escola pode transformar sua prática e, por conseguinte, suas ações. Como educadora, sinto uma grande satisfação em poder contar com essa ferramenta para o desenvolvimento das nossas atividades de ensino e aprendizagem.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter