A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) realizou na manhã da quarta-feira, 21, na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), a oficina com técnicos de acolhimento institucional, ministrada pelo facilitador Nelson Nishimura. A oficina abordou diversos temas relacionados à assistência social, como o papel do educador social, quem cuida do cuidador, a criança e o adolescente no contexto atual nas instituições e na sociedade, a criança e o adolescente na convivência social e comunitário e o atendimento social e seu papel na politica de acolhimento institucional.
A capacitação, que aconteceu com a rede de acolhimento institucional, contou com a participação do Judiciário, como também das redes sociais de Rio Branco. “Quando uma criança ou um adolescente se encontra em situação de risco é necessário fazer um acolhimento”, disse o promotor de Justiça, Francisco José Maia Guedes. Segundo ele, o acolhimento deve ser breve, para que a criança que esteja acolhida possa retornar o mais rápido possível para o seio familiar.
“É muito importante essa oficina de acolhimento social porque é uma temática que possui muita dificuldade aqui no Estado do Acre e não contamos com uma rede adequada de instituições de acolhimento para as pessoas que necessitam, como as que convivem nas ruas”, disse a chefe do Departamento de Proteção Especial da Seds.
O consultor Nishimura estará nesta quinta-feira, dia 22, ministrando palestras no lançamento da cartilha sobre a pessoa com deficiência, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).