Secretária de Saúde participa do programa Fala Secretário

Na última terça, 20, foi a vez da secretária estadual de saúde, Suely Melo, participar do programa Fala Secretário exibido ao vivo pela TV Aldeia (Assessoria Sesacre)
Na última terça, 20, foi a vez da secretária estadual de saúde, Suely Melo, participar do programa Fala Secretário exibido ao vivo pela TV Aldeia (Assessoria Sesacre)

Na última terça, 20, foi a vez de a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, participar do programa Fala Secretário, exibido ao vivo pela TV Aldeia (Assessoria Sesacre)

Na última terça, 20, foi a vez de a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, participar do programa Fala Secretário, exibido ao vivo pela TV Aldeia. Em cerca de uma hora e meia ela respondeu às perguntas da apresentadora Nilda Dantas, dos internautas e dos telespectadores por telefone. Ações de combate à dengue, à malária e ao projeto Cuidando dos Seus Olhos foram alguns dos assuntos mais abordados pelos telepectadores.

O campeão de perguntas diz respeito ao atendimento nos postos de saúde, de competência da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, ela respondeu e esclareceu que o município é responsável pelo atendimento primário, ou seja, a consulta e o Estado são responsáveis pelos atendimentos de média e alta complexidades como especialidades e cirurgias. “Estamos montando uma campanha de esclarecimento sobre isso porque muitas pessoas ainda confundem e não sabem quando procurar os postos de saúde, as UPAs ou o Huerb [Hospital de Urgência e Emergência]”, disse.

Indagada sobre a dengue, a secretária falou das ações que o governo e a prefeitura vêm fazendo desde o lançamento da Guerra Contra a Dengue no início de janeiro de 2011 e que possibilitou uma redução de quase 90% nas notificações da doença, mas que o maior foco ainda está nas caixas d’água e que a população não pode descuidar.

Ela aproveitou a oportunidade para falar dos novos projetos da Sesacre. Um deles é o de Saúde Bucal, uma parceria com o Ministério da Saúde que, semelhante ao Saúde Itinerante, vai percorrer os 22 municípios do Estado para  reabilitação oral. O projeto contempla obturação e oferta de mais de 30 mil próteses dentárias. Outro, também itinerante, é o rastreamento de câncer de colo uterino e de mama para mulheres acima de 49 anos. Um caminhão-consultório adaptado com equipamentos vai percorrer as cidades do interior. “São projetos de grande relevância e impacto para a população”, concluiu.

Elogios também marcaram presença durante as ligações. “Foi longo, mas nem senti o tempo passar. É bom tirar as dúvidas da população que nem sempre conseguimos no dia-a-dia, mas estamos tentando. Quero participar de novo”, disse.

O programa Fala Secretário vai ao ar, ao vivo, pela TV Aldeia toda terça, às 8 horas, com reprises às 16 horas, quarta às 12 horas e quinta às 21 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter