As capacitações foram oferecidas como parte do Programa de Aprimoramento de Qualidade Assistencial em Terapia Intensiva (Qualiti) do Hospital do Coração de São Paulo (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado.
A UTI do Huerb é uma das 18 unidades do SUS de 10 Estados brasileiros tuteladas pelo projeto cujo objetivo é reduzir as taxas de infecção e mortalidade dos pacientes, manter indicadores positivos de recuperação e estimular boas práticas em gestão hospitalar.
O intercâmbio entre o HCor e a UTI do Huerb proporciona a troca de experiências por meio de videoconferências realizadas a cada três semanas integrando a rede de unidades participantes do projeto, acesso ao sistema Up to Date – programa que possui conteúdo médico com 9 mil tópicos em 17 especialidades via internet -; cursos teóricos e práticos e palestras presenciais. Durante os cursos realizados no fim de semana, os profissionais puderam fazer estudo de caso e aplicar na prática o conhecimento discutido nas aulas.
“O objetivo dessa parceria é oferecer revisão dos princípios fundamentais de terapia intensiva para aumentar o sucesso do trabalho dos profissionais e diminuir o índice de morbidade nas UTIs”, explica um dos coordenadores do programa, o médico epidemiologista e pequisador do Hcor, Alexandre Biasi Cavalcanti, que ministrou o curso em Rio Branco junto com a médica Ana Denise Zazula. No Acre, o Qualiti é desenvolvido desde 2010 com direcionamento voltado para alcançar nível de excelência no atendimento de terapia intensiva.
O desempenho das UTIs é observado com base nos indicadores que norteiam as intervenções para o aprimoramento da assistência. “É um projeto de extrema importância para o Estado porque permite a troca de informações com um grande centro médico”, avalia a médica Márcia Vasconcelos, uma das coordenadoras do projeto no Estado.