Acre recebe aparelho que substitui biópsia para exames hepáticos

Os aparelhos realizam exame que mede o nível de fibrose no fígado (Foto: Divulgação)
Os aparelhos realizam exame que mede o nível de fibrose no fígado (Foto: Divulgação)

O Acre irá receber dois aparelhos para a realização de exames hepáticos. O equipamento de alta tecnologia mede o nível de fibrose no fígado de pacientes com doenças hepáticas, substituindo a biópsia, método em que um pequeno pedaço do órgão é retirado para análise. A secretária adjunta de Estado de Atenção à Saúde, Paula Mariano, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 24, com equipe de infectologistas para falar sobre a utilização do aparelho.

Um fixo ficará em Rio Branco e um portátil será encaminhado aos municípios de Sena Madureira, Brasileia, Jordão, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Os equipamentos, cedidos pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), permanecerão no Acre por 30 dias, podendo retornar posteriormente. Devem se beneficiar com o exame de elastrografia hepática mais de 1,5 mil pacientes, durante o mês de setembro.

“Esse exame é necessário para que os médicos avaliem se os pacientes podem ou não tomar a nova medicação disponível para hepatites, por isso buscamos a parceria com a SBH, pois o exame feito pelo fibroscan é menos invasivo e o resultado sai na hora”, explicou Paula Mariano.

A equipe médica passou por diversos treinamentos para operar o aparelho.  “Esse é um exame de ponta, que oferece mais conforto para o paciente, diferentemente da biópsia, um método invasivo e com resultado demorado”, disse Cirley Lobato, médica infectologista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter