Na última quinta e sexta-feira, dias 1 e 2, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou uma capacitação para os 19 novos colaboradores da instituição, que foram convocados por meio dos editais 10.742 e 10.749. Eles chegam para completar a equipe do IDM, tanto na unidade central quanto nos Centros de Educação Profissional (CEPs), como a Escola da Floresta Roberval Cardoso, Centro de Educação Profissional Campos Pereira e Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
“A capacitação tem como objetivo integrar as pessoas que estão chegando, para que se sintam parte da equipe, sintam-se acolhidas”, afirmou Irailton Lima, diretor-presidente do IDM. A capacitação iniciou-se na quinta-feira, 1, pela manhã, no auditório do Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, e teve como objetivo um primeiro contato dos novos colaboradores com a equipe do instituto. Durante as atividades, as gerências e coordenadores de CEPS apresentaram as principais atribuições e suas equipes.
Após este primeiro momento de apresentações, os novos colaboradores ouviram uma palestra ministrada pelo diretor-presidente com o tema “Educação Profissional: o que é isto?”. Durante a exposição do tema, o diretor ressaltou a importância da Educação Profissional no Acre e os motivos pelos quais ela, mesmo sendo de suma importância, tem pouca visibilidade. “Fazemos um trabalho que não tem tanta visibilidade, mas é um trabalho que possui o maior poder de mudar a vida das pessoas. Algumas vezes nós somos a única oportunidade que aquela pessoa terá para mudar sua vida, para ter uma profissão”, afirmou Irailton. Ao final da fala do diretor-presidente todos os novos contratados assinaram os termos de posse.
No período da tarde foram apresentados pela Gerência de Desenvolvimento Institucional e Gerência de Planejamento vários temas explicativos sobre o IDM: sua história, os propósitos, os princípios, a visão de futuro, a criação, o estatuto, o modelo de gestão e o plano de governo.
A Gerência de Recursos prestou esclarecimentos sobre a forma de contratação, vida funcional, pagamento e jornada de trabalho. Ainda no momento da tarde o Núcleo de Tecnologia da Informação explicou sobre como utilizar o messenger interno (Spark), como acessar a rede corporativa da instituição, a pasta compartilhada, e como realizar a criação da conta de um e-mail do governo.
Na sexta-feira, 2, pela manhã a programação continuou com explicações sobre a proposta pedagógica e as principais leis relacionadas à Educação Profissional. A Gerência de Programas e Projetos apresentou um panorama geral dos projetos executados. Para finalizar a capacitação, os novos colaboradores foram levados para visitas explicativas à sede do IDM e aos CEPs localizados em Rio Branco.
“Tenho muito prazer em retornar ao instituto, pois já fui aluna daqui. Fiz um curso na área de Turismo e Hotel na Escola Campos Pereira, e poder estar aqui hoje para trabalhar me deixa muito feliz. Hoje sou formada em biologia e quero poder contribuir o máximo possível para o IDM, e assim melhorar a vida das pessoas”, afirma Hellen dos Santos, nova colaboradora do instituto e que irá trabalhar na área de Ciências Biológicas na Escola da Floresta Roberval Cardoso.