Jogadores participam de simultânea de xadrez com mestre internacional

O xadrez é um jogo que tem características de ciências e arte ( Foto: Cedida)
O xadrez é um jogo que tem características de ciências e arte ( Foto: Cedida)

Cerca de 40 jogadores de xadrez participam neste sábado, 22, no Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF) de simultânea de xadrez com o Grande Mestre Internacional de Xadrez Neuris Delgado Ramirez.

A simultânea de xadrez consiste em um enxadrista jogar com vários jogadores ao mesmo tempo, neste caso serão 40 jogadores contra o GM Neuris Delgado. Essa iniciativa é da Federação de Xadrez do Acre em parceria com o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia, da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O GM Neuris Delgado também realizará palestras relacionadas ao xadrez no instituto e participará de um torneio com enxadristas locais. “O objetivo da vinda do GM é incentivar e melhorar a prática de xadrez em nosso estado”, explica Alessandro Nasserala, coordenador do instituto.

A parceria com a Federação de Xadrez do Acre garante a manutenção de turmas para a aprendizagem do xadrez em Rio Branco, com meta para expandir para o interior do Acre.

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios amadores e profissionais, clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

O xadrez é um jogo que tem características de ciências e arte, com muita estratégia e combinações de jogadas, além de forçar o enxadrista a desenvolver uma certa disciplina e forçar a contagem de possíveis lances. Dessa forma, o xadrez tem muito raciocínio lógico e ajuda no crescimento escolar de nossos alunos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter