Hemoacre e Polícia Militar intensificam campanha de doação de sangue

 

O Hemoacre em parceria com o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, mutirão de doação de sangue com os alunos que estão no curso de formação da polícia militar (Assessoria Sesacre)

O Hemoacre, em parceria com o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, mutirão de doação de sangue com os alunos que estão no curso de formação da Polícia Militar (Assessoria Sesacre)

 

Com o slogan “Hematolino Adverte: Folião Consciente é Folião Solidário!”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) vem realizando um trabalho intenso durante a semana que antecede o carnaval 2012 para manter um bom estoque de bolsas de sangue. Para o fortalecimento da campanha o Hemoacre, em parceria com o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança Pública, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, mutirão de doação de sangue com os alunos que estão no curso de formação da polícia militar.

De acordo com o diretor executivo de atenção à saúde, major Atahualpa Ribeira, “essa parceria é pela vida, uma vez que o policial militar quando se forma faz um juramento no qual afirma defender e proteger a população. Nos dias de 15 a 17, a intenção é de que o efetivo da Polícia Militar possa realizar 45 doações de bolsas de sangue por dia. Para aqueles que não puderam participar da doação hoje, iremos oferecer um micro-ônibus para levá-los até o Hemocentro para que possam realizar esse ato de humanismo”, esclarece.

Durante a ação, cerca de dez formandos do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) estava realizando aulas práticas e também foram convidados a doar sangue. A campanha tem como referência a unidade móvel do Hemoacre que fica em locais estratégicos para facilitar o deslocamento dos doadores. “A nossa unidade móvel tem como costume ficar todas as terças-feiras no Calçadão do Passeio e durante esta semana o ônibus estará disponível à noite no estacionamento da Uninorte. Com isso, esperamos alcançar um número de 40 a 45 bolsas de sangue”, destaca a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino. Ela faz um apelo para que as pessoas façam sua doação antes de cair na folia.

Na sexta-feira, 17, é a vez de os servidores da Sesacre fazerem sua doação a partir das 8 horas da manhã no ônibus estacionado no Calçadão do Passeio.

 

{xtypo_rounded2}

Para doar sangue é preciso:

– Estar em boas condições de saúde

– Apresentar documento de identidade original ou documento com foto

– Ter entre 16 e 65 anos e pesar no mínimo 50 quilos

– Ter descansado no mínimo seis horas nas últimas 24 horas

– Não estar gripado ou com febre nem estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas seis horas

A doação não traz risco à saúde, uma vez que todo material utilizado é descartável. A mulher em período menstrual pode doar, desde que não esteja sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo muito grande. Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre, mas pode doar quantas vezes quiser.

Intervalo mínimo entre as doações:

Homens – 60 dias e no máximo quatro vezes ao ano

Mulheres – 90 dias e no máximo três vezes ao ano.

O Hemoacre fica na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, ao lado do Teatrão.

O ônibus de coleta no Calçadão do Passeio, no Centro.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter