A vice-governadora Nazareth Araújo se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira, 5, com o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
A agenda foi para buscar ações que visam a criação de mecanismo e adequação das moradias de pessoas com deficiência física moradoras de Manoel Urbano. O objetivo é garantir um pouco mais de conforto e qualidade de vida para o dia a dia.
Manoel Urbano é um dos municípios do Acre que apresenta uma situação histórica de isolamento geográfico por uma questão de acesso, considerando que o processo de abertura das estradas demorou para ser concluído.
Assim, os moradores acabaram realizando casamentos consanguíneos, e o resultado hoje é que, numa população de cerca de oito mil habitantes, 18% das pessoas possuem problemas mentais ou físicos.
No geral, as moradias são precárias e a falta de acessibilidade nas residências, constante. O objetivo principal do governo é fazer uma intervenção com um olhar específico para esse público.
“Pensamos na possibilidade de um convênio que atenda especificamente essa população, com a construção de banheiros, rampa e barras com acessibilidade”, sugeriu a vice-governadora.
O secretário se comprometeu que, junto ao governo, irá pensar caminhos para dar resolutividade a questão, a dim de garantir a melhoria de vida dessas pessoas. “Vamos intervir, ainda, junto a outros órgãos ministeriais, a viabilidade de projetos que possam nos auxiliar na execução destas demandas”, garantiu o Ferreira.