O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner participou na terça-feira, 31, em Brasília, da primeira reunião do ano do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (Consesp) que discutiu temas como o Plano de Enfrentamento ao Crack e o Cadastro de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
O encontro foi presidido pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato grosso do Sul, Wantuir Jacini. Desde 2011, ele é o secretáro executivo do CONSESP. Também participaram a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, 27 secretários de segurança, e representantes dos ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Secretaria Executiva dos Direitos Humanos.
Reni Graebner lembrou que a fronteira do Acre com Bolívia e Peru é vista com atenção pelo governo. “Somos rota natural da entrada da droga no país, uma das alternativas de exportação pelos narcotraficantes. E obviamente, ao combatermos a entrada da droga em nosso País, estamos combatendo o crak”.
Para o secretário executivo do CONSESP, Wantuir Jacini, o encontro foi extremamente produtivo. “O ministro anunciou as principais políticas do governo federal para o exercício de 2012, como as ações voltadas para os grandes eventos e os investimentos em tecnologia da informação, por meio do realinhamento do Sinesp – Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal”, informou.
Segundo Jacini, foi também garantido pelo Ministério da Justiça o financiamento do Plano Estratégico Fronteiras [Enafron] e R$ 4 bilhões para o programa de combate ao crack.