A noite desta segunda-feira, 30, foi de festa na comunidade rural Alagoinha, no município de Cruzeiro do Sul. A Secretaria de Estado de Educação e Esporte, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, promoveu a formatura de mais de 80 jovens beneficiados pelo Programa Asas da Florestania Médio, que está formando suas primeiras turmas nessa modalidade de ensino.
O Asas da Florestania é um programa de extensão do ensino médio para comunidades rurais de difícil acesso, para alunos egressos do programa Asas da Florestania Fundamental e EJA. A iniciativa destaca-se por oferecer formação técnica que visa possibilitar aprendizagem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas em assentamentos as margens de rios, igarapés, estradas e ramais.
Feliz com o resultado alcançado no Enem, que lhe possibilitou o ingresso na Universidade Federal do Acre, no curso de Pedagogia, Alessandra de Oliveira, ressaltou a qualidade do ensino do Asas da Florestania. “O Asas da Florestania me possibilitou criar asas para alçar vôos maiores na minha vida”, observa.
É nesse contexto, que a Secretaria de Estado de Educação e Esporte tem trabalhado seus programas especiais de aprendizagem, visando oferecer a quem os acessa, uma educação de qualidade e para todos. “Neste contexto, o Asas da Florestania busca, sobretudo, oportunizar aos alunos a conclusão da educação básica, com resultados de aprendizagem adequada para prosseguir os estudos, possibilitando a certificação de conclusão do Ensino Médio”, revela o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen.
Quando foi concebido, o programa abrangia 13 municípios, com um público-alvo de 1.120 alunos. Atualmente, a oferta de ensino do Asas da Florestania Médio está atingindo cerca de 165 comunidades em 19 municípios, atendendo mais de dois mil alunos. De acordo com a coordenadora do Ensino Rural da SEE, Francisca das Chagas Souza da Silva, “nossa missão tem sido oferecer uma educação de qualidade e para todos, respeitando a riqueza e as diversidades dos recursos naturais, priorizando a promoção, o desenvolvimento e qualidade de vida das comunidades rurais através de uma educação sistematizada”, afirma.
Em 2012, o Asas da Florestania Médio está formando mais de 800 alunos distribuídos nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.
Caren Lucena, representando a Fundação Roberto Marinho, aproveitou para falar da parceria com o governo do Acre que, segundo ele, dura mais de uma década. “O Acre hoje é referência quando o assunto é educação de qualidade e carinho no trato com o aluno. Constatamos a transformação de dificuldades em possibilidades. Os alunos criaram asas e já podem voar sozinhos em busca daquilo que desejam. Graças ao programa, hoje eles vislumbram um futuro promissor”.